Enem

Cartão de confirmação da inscrição no Enem 2013 já está disponível

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Reprodução do cartão de confirmação de inscrição do Enem 2013

    Reprodução do cartão de confirmação de inscrição do Enem 2013

Os mais de 7,1 milhões de candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 já podem consultar seu cartão de confirmação de inscrição no site do Enem.

Além da consulta online, os estudantes também receberão pelos Correios uma via de seu cartão de confirmação. Segundo o ministro Aloizio Mercadante, o envio das cartas começou a ser feito no dia 1º de outubro e todos os candidatos devem receber o documento até o dia 18 de outubro.

Mercadante minimizou um eventual impacto que a greve dos Correios pode causa na entrega dos cartões: "Não haverá problemas de entrega dos cartões", afirmou o ministro da Educação. 

No cartão de confirmação do candidato devem estar seu número de inscrição, a data, hora e o local de realização das provas. Além disso, deve constar também a opção de língua estrangeira e se há algum tipo de atendimento diferenciado para a prova, como para deficientes.

GUIA DE ESTUDOS

  • AFP

    Dez temas essenciais de química

  • Rodrigo Capote/Folhapress

    Dez temas essenciais de matemática

  • Luciano Candisani/CI/Divulgação

    Dez temas essenciais de geografia

  • Bruno Miranda/Folhapress

    Dez temas essenciais de física

  • Thinkstock

    Dez temas essenciais de biologia

  • REUTERS/Enrique Castro-Mendivil

    Dez temas essenciais de história

  • Thinkstock

    Dez temas essenciais de filosofia e sociologia

  • Thinkstock

    Dez temas essenciais de inglês

  • Rede Globo/Divulgação

    Dez temas essenciais de português

  • Reprodução

    Dez temas essenciais de espanhol

Caso o cartão de inscrição contenha erros, o estudante deve entrar em contato com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) pelo telefone 0800-616161.

26 e 27 de outubro

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro e começam às 13h  (horário de Brasília). Os alunos poderão fazer as provas em 1.661 cidades do Brasil.

No primeiro dia, os candidatos terão de resolver as provas de ciências humanas e ciências naturais, a duração é de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, de matemática e a redação e o candidato terá 5 horas e 30 minutos. 

 

Os candidatos não poderão sair do local de provas antes de duas horas do início do exame. 

Correção da redação

Nesta edição do Enem, a correção da redação deverá seguir critérios mais rigorosos. Redações que contarem com trechos desconectados com o resto do texto (como as que apresentaram receita de macarrão e trecho do hino do Palmeiras) vão receber nota zero. Até 2012, provas com esse perfil perdiam de 400 a 500 pontos.  

A redação será corrigida por dois especialistas, de forma independente. Caso a diferença das notas seja maior que 100 pontos, um terceiro corretor deverá ser acionado. 

Para que serve o Enem

Neste ano, as 59 universidades federais usarão a nota do Enem em seu processo seletivo. A nota é usada também para classificação no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e também para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior, por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos). 

Candidatos interessados em cursos técnicos também poderão usar a nota para concorrer a vagas pelo Sisutec

Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O exame é usado ainda para certificação do ensino médio de estudantes maiores de 18 anos que não têm o documento.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos