Topo

Estudantes ocupam prédio da UniverCidade por atraso na entrega de documento

Reprodução/DCE Sete de Setembro
Imagem: Reprodução/DCE Sete de Setembro

Do UOL, em São Paulo

28/02/2014 12h24Atualizada em 28/02/2014 15h01

Um grupo de alunos da UniverCidade (Centro Universitário da Cidade) decidiu ocupar a Unidade Gonçalves Dias, no Centro do Rio de Janeiro, por volta das 19h30 dessa quinta-feira (27).

Segundo Letícia Portugal, presidente do DCE-UC (Diretório Central dos Estudantes da UniverCidade), cerca de 50 pessoas participaram da ação em protesto contra a demora e má organização na liberação de documentos e certificados acadêmicos dos estudantes. Hoje pela manhã, 30 pessoas ainda ocupavam o local, de acordo com a universitária.

“Foi tudo decidido ali no momento. Os alunos estavam se sentindo humilhados e resolveram ocupar o prédio para fazer pressão mesmo”, explicou Letícia, que chegou a ficar 7h na fila para retirar seus documentos e não conseguiu obtê-los, pois não foram encontrados. “Agora estamos nos revezando. Alguns tiveram que sair para trabalhar, mas voltarão depois. O objetivo é não sairmos enquanto tudo não for resolvido”, acrescentou. 

Além dessa reivindicação, os estudantes exigem data e local para a colação de grau dos alunos formandos; correção de todos os documentos já entregues que vieram com algum erro; o lançamento de todas as notas de todos os cursos; e a entrega dos diplomas dos formandos.

A UniverCidade e a Gama Filho, descredenciadas pelo MEC (Ministério da Educação) em janeiro, têm até hoje para entregar toda a documentação dos alunos. Após esse prazo, o MEC vai determinar que a Galileo, mantenedora da Gama Filho e da UniverCidade, entregue todo o acervo acadêmico às instituições selecionadas para receber os estudantes.

"Essas instituições assumirão a responsabilidade pela guarda e emissão de documentos acadêmicos (históricos escolares, certificados de conclusão e segunda via de diplomas, dentre outros), também, dos alunos que já concluíram seus estudos", afirmou o MEC.

Outro lado

Por telefone, a assessoria de imprensa do grupo Galileo Educacional confirmou a ocupação da unidade. Por volta das 14h, a Galileo informou, por e-mail, que não houve ocupação do prédio da Gonçalves Dias. "O atendimento prossegue normalmente hoje. Naquela unidade, dez alunos vêm atuando como voluntários no trabalho de assistência aos estudantes", diz a nota. 

Ação do Procon

O Procon do Rio de Janeiro autuou na quarta-feira (26) a UniverCidade por dificultar a entrega de certificados de conclusão de curso e históricos escolares aos ex-alunos. 

No local marcado para a entrega dos certificados, os fiscais encontraram filas e alunos descontentes porque não conseguiram os documentos solicitados. Segundo o Procon, apenas dois funcionários realizavam o atendimento.

A crise da instituição começou a se agravar em 2010, com atrasos de pagamentos e paralisações de professores, alunos e funcionários. No ano passado, houve greve durante praticamente todo o ano. Diante do fraco desempenho, UniverCidade e Universidade Gama Filho foram descredenciadas recentemente pelo MEC.

Foi formado um consórcio entre as universidades Estácio de Sá, Veiga de Almeida e Senac/RJ para receber os 14 mil alunos das duas instituições que perderam seus registros. O prazo para transferência, iniciado dia 26 de fevereiro, vai até 14 de março. Os estudantes serão dispensados de taxas de matrícula ou de adesão.