Cerca de 2,5 milhões de candidatos faltam às provas do Enem 2014
Cerca de 2,5 milhões de candidatos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) faltaram às provas deste ano, informou o MEC (Ministério de Educação) neste domingo (9).
O ministro da Educação, José Henrique Paim, informou que o índice de abstenção foi de 28,6% em 2014. O total de inscritos neste ano foi 8.721.946.
“Historicamente o Enem tem apresentado este número de abstenção”, comentou o ministro.
Neste ano, o MEC realizou uma ação de conscientização dos candidatos para que não faltem às provas do Enem. O ministério enviou mensagens de celular e e-mail aos candidatos deste ano que faltaram no ano passado.
“É importante a inscrição e participação. Nós tivemos uma melhora pequena e devemos, a partir desses resultados, nos debruçar sobre que tipo de medidas nós devemos tomar e que sejam mais duras para evitar este tipo de abstenção”, afirmou o ministro.
Prejuízo
No ano passado, a abstenção foi de cerca de 29% dos candidatos inscritos, o que significa mais de 2 milhões de estudantes. À época, o ministério informou que o gasto com os cerca de 2 milhões que não compareceram à prova foi de aproximadamente R$ 58 milhões.
Por causa do alto número de faltosos, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) informou que analisa a possibilidade de cobrança dobrada da taxa de inscrição para candidatos pagantes que tenham faltado no exame e a retirada da isenção no caso de alunos de escola pública.
Entre as possibilidades analisadas estão a cobrança dobrada da taxa de inscrição para candidatos pagantes que tenham faltado no exame e a retirada da isenção no caso de alunos de escola pública.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.