Topo

UOL e Sistema Ari de Sá lançam simulado gratuito para o Enem

Do UOL, em São Paulo

12/09/2016 09h57

O UOL, em parceria com o Sistema Ari de Sá, lança nesta segunda (12) a terceira edição do Simulado Online Enem SAS. A plataforma interativa é gratuita e possui o mesmo formato do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

As inscrições para o simulado podem ser feitas online até o dia 4 de novembro, às 14h (horário de Brasília). O exame poderá ser acessado a qualquer momento após a inscrição.

As perguntas contemplarão as competências e habilidades exigidas pelo Enem e serão divididas entre as áreas de conhecimento abordadas pelo Exame.

O participante terá 4h30 ininterruptas para realizar a primeira etapa, composta por ciências humanas e ciências da natureza, e outras 4h30 para concluir a segunda fase, com questões das áreas de matemática e linguagens, códigos e suas tecnologias. O simulado não contempla a prova de redação.

Ao final das provas, cada candidato terá acesso ao gabarito com a quantidade de acertos em cada área.

Também será divulgado, a partir do dia 16 de setembro, um relatório de desempenho de acordo com a TRI (Teoria de Resposta ao Item). O método, que é utilizado pelo Enem, leva em consideração a dificuldade de cada pergunta para o cálculo de desempenho dos candidatos.

Estratégias de estudo

Fazer simulados e rever provas antigas do Enem são boas maneiras de se preparar para a prova. Assim, além de revisarem o conteúdo estudado, os candidatos podem adquirir experiência com a resolução das questões e analisar seus pontos fortes e fracos em cada área de conhecimento. 

Como o Enem é uma prova longa, de resistência --são 180 questões e uma redação em apenas dois dias-- os simulados também ajudam os alunos a se prepararem fisicamente para o exame.