Começa a 1ª prova do Enem sob governo Bolsonaro; UOL corrige a prova
Após o fechamento dos portões, às 13h, começa a primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 sob o governo Bolsonaro. O UOL faz a correção online e o gabarito extraoficial em parceria com o Objetivo. O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro.
O Enem deste ano tem 5,1 milhões de inscritos, o menor número desde 2012 —quando 4,3 milhões confirmaram a inscrição. Em 2018, foram 5,5 milhões de inscritos confirmados.
No primeiro dia de prova, os candidatos respondem 45 questões de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e mais 45 de Ciências Humanas, além de fazer a redação.
No segundo domingo, é a vez das provas de Ciências da Natureza e de Matemática, cada uma também com 45 perguntas de múltipla escolha.
A saída será permitida somente duas horas depois da aplicação do exame. Ou seja, às 15h30. Quem sair antes será eliminado.
É permitido levar o Caderno de Questões ao deixar a sala de provas após as 18h30. A prova termina às 19h.
Cores das provas
O Enem é aplicado em quatro cores: rosa, amarela, azul e branca. Não há diferença no conteúdo de uma prova para a outra: todos os cadernos trazem as mesmas questões.
A única diferença é a ordem em que os itens são apresentados. Os cadernos são distribuídos pela sala de modo a nenhum aluno ficar perto de outro que tenha a mesma cor de prova, diminuindo as chances de fraudes e "colas".
O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro, três dias após o último domingo de prova. O material estará disponível no site do Enem, pelo aplicativo do Enem e no Portal do Inep. Os resultados individuais serão divulgados em janeiro de 2020.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.