Weintraub diz que pior aluno da América do Sul é fruto do PT
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que o "pior aluno da América do Sul" é fruto do PT. O chefe da pasta criticou o resultado do último PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes) e disse que o país deixará a última posição, mas não estabeleceu metas para isso.
As declarações do ministro aconteceram em uma coletiva para jornalistas para fazer balanço das ações do MEC durante o ano de 2019.
"Nós vamos sair da última posição da América do Sul. O Fundo do poço foi 2018, que foi o último ano da maldição do PT. Quem fez o PISA em 2018 entrou como Lula presidente. Quem fez o PISA 2018, que é o pior aluno da América do Sul, ele é fruto 100% do PT", disse o ministro.
Weintraub disse que tem "compromisso pessoal" com a melhora do país no resultado do Pisa, sem apresentar um plano de trabalho específico para essa melhora.
"Portugal deu certo, em 5 anos, tirou da última posição para segunda, em matemática. O que nós vamos fazer aqui no Brasil é a mesma coisa. Esse é o compromisso. Metas? Não consigo te dar um número", declarou.
"Estou me comprometendo como pessoa física. Nós vamos sair da última posição da América do Sul. E quando olharmos o resultado do próximo PISA, vamos ver o ponto de inflexão. O fundo do poço foi em 2018, que foi o último ano da maldição do PT", disse.
A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) destaca, em relatório, que a média brasileira em matemática chegou a ter uma melhora de performance entre 2003 e 2018, mas que ela se concentrou nos primeiros ciclos do Pisa.
"Depois de 2009, em matemática, como em leitura e ciências, o desempenho médio não mudou significativamente", diz o texto da OCDE.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.