Topo

Esse conteúdo é antigo

Com covid-19, ministro da Educação afirma ter início de pneumonia

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, tomou posse em 16 de julho e logo recebeu o diagnóstico de covid - Isac Nóbrega/PR
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, tomou posse em 16 de julho e logo recebeu o diagnóstico de covid Imagem: Isac Nóbrega/PR

Do UOL, em São Paulo

25/07/2020 10h33Atualizada em 25/07/2020 16h34

Diagnosticado com a covid-19, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, usou hoje as redes sociais para dizer que está com "início de pneumonia". Segundo ele, esse novo quadro foi constatado por seus médicos ontem. Ribeiro disse ainda que acordou "bem melhor", apesar de continuar com tosse e não ter apetite.

"Amanheci bem melhor, mas ontem meus médicos constataram um início de pneumonia. Fui à clínica e tomei via venosa antibiótico. Hj acordei bem melhor, 10% de tosse mas ainda sem apetite. Obrigado pelas orações e por tudo. Abraço fraterno a todos", escreveu.

Na última segunda-feira (20), Ribeiro anunciou que testou positivo para o coronavírus. Ele tomou posse como ministro da Educação na semana anterior, no dia 16 de julho.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que então estava em isolamento após anunciar que recebeu o diagnóstico de covid-19, participou da posse apenas por videoconferência. Hoje, Bolsonaro anunciou que fez um novo exame para a detecção do coronavírus e o resultado foi negativo. "RT-PCR para Sars-Cov 2: negativo. BOM DIA A TODOS", escreveu o presidente.

Coronavírus no alto escalão do governo

Além de Ribeiro, que tem 62 anos, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, de 65 anos, continua com coronavírus. Com eles e Bolsonaro, cinco pessoas do alto escalão do governo foram infectados pelo vírus. Todos integram o grupo de risco da doença por terem mais de 60 anos.

Antes deles, já tinham sido diagnosticados com o vírus os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Bento Albuquerque (Minas e Energia). Eles foram infectados após uma viagem oficial aos Estados Unidos.

À época 23 pessoas da comitiva foram contaminadas. Entre eles, o secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten, a advogada de Bolsonaro, Karina Kufa, e o assessor internacional da Presidência, Filipe Martins.