Topo

Unicamp retoma hoje parte das aulas presenciais no campus

16.nov.2020 - Estudante caminha no campus da Unicamp, em Campinas. A universidade retomou hoje parte das aulas presenciais - LUCIANO CLAUDINO/ESTADÃO CONTEÚDO
16.nov.2020 - Estudante caminha no campus da Unicamp, em Campinas. A universidade retomou hoje parte das aulas presenciais Imagem: LUCIANO CLAUDINO/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

16/11/2020 11h14

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em Campinas, inicia hoje a primeira etapa da volta parcial e presencial dos estudantes às salas de aula. O movimento foi tranquilo no campus.

De acordo com o planejamento da universidade estadual, está autorizado o retorno facultativo de até 25% dos alunos matriculados em cursos de graduação, pós e extensão; além de até 60% dos servidores, incluindo neste grupo professores e funcionários técnico-administrativos. Até 40% dos servidores já tinham sido autorizados a retomar as atividades presenciais.

A universidade foi uma das primeiras a suspender as aulas, em março deste ano, devido à pandemia do corovonavírus. Entre as medidas previstas em protocolos e diretrizes para o retorno dos estudantes e funcionários está o planejamento para aplicações de testes RT-PCR em toda a comunidade, incluindo professores, funcionários e alunos.

De acordo com o cronograma da instituição, a partir de 30 de novembro até 80% de servidores, até 50% de alunos de graduação, pós-graduação e extensão e até 50% de crianças atendidas pelo Centro de Convivência Infantil/Serviço Socioeducativo poderão retornar ao campus.

A partir de 14 de dezembro, o número aumenta para até 100% de servidores, até 75% de alunos de graduação, pós-graduação e extensão e até 75% de crianças atendidas pelo centro. O recesso ocorrerá entre 23 de dezembro e 4 de janeiro, data a partir da qual 100% dos servidores e estudantes poderão retornar ao campus.