Ex-morador de rua tira 920 na redação do Enem: 'Estudei pelo YouTube'
Em um exemplo de superação, um ex-morador de rua largou o envolvimento com as drogas e conseguiu nota 920 na redação do Enem 2020. A reviravolta na vida de Alexandre Camilo da Silva, de 55 anos, iniciou há pouco mais de dois anos, quando ele decidiu se tratar do vício e se dedicar aos estudos, em Teresina (PI). A meta é conseguir cursar letras "para melhorar meu português".
Alexandre é natural do Rio de Janeiro e conheceu o mundo das drogas de forma recreativa. A periodicidade do consumo, no entanto, foi aumentando. "Foi se intensificando, principalmente depois de problemas de relacionamento. Me afastei do mercado de trabalho e da minha profissão", disse ele, ao UOL.
Os problemas levaram-no para outros estados até que tentou a vida em Fortaleza, no Ceará. "Vim para o Nordeste para trabalhar em outra área (turismo), mas o trabalho não estava dando certo e fui para Fortaleza. Terminei na rua. Foram nove meses até que decidi mudar de vida em 2019", contou.
Desde então, Alexandre se juntou a um projeto social de Teresina. Na cidade, ele se casou e chegou a lançar um livro de poesias, intitulado apenas "Poesias".
O carioca já era formado em biologia, e tem até mestrado, mas almeja entrar no curso de letras.
"Estudei basicamente pelo YouTube. Sempre me mantive estudando e escrevendo. Quando chegou a nota, me surpreendi, mas não muito porque me preparei bem", admitiu ele.
Alexandre foi de morador de rua a voluntário em projetos sociais e agora é coordenador da Pastoral do Povo da Rua de Teresina, onde compartilha sua história de vida e ajuda as pessoas com seu exemplo de superação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.