Topo

CNE diz que Enem 2021 será aplicado no começo de 2022; Inep não confirma

Estudantes que saíram da prova do Enem 2020 após as 16h, na Unip da Lapa, em São Paulo - André Porto/UOL
Estudantes que saíram da prova do Enem 2020 após as 16h, na Unip da Lapa, em São Paulo Imagem: André Porto/UOL

Ana Paula Bimbati

Do UOL, em São Paulo

13/05/2021 16h05

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 será aplicado apenas em janeiro de 2022. Membros do CNE (Conselho Nacional de Educação) disseram que o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Danilo Dupas Ribeiro, falou sobre a data em reunião hoje.

A informação foi confirmada ao UOL por duas pessoas que estavam no local —uma delas é a presidente do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro. De acordo com ela, o motivo principal apontado por Dupas foi orçamento. O Inep, entretanto, não confirma a data. (leia mais abaixo)

A presidente do conselho disse que uma portaria deverá ser publicada nesta sexta-feira (14) sobre o assunto.

Todo mundo ficou meio surpreso, perguntando como não teria, mas o presidente disse que esse ano não tinha condições devido ao orçamento.
Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do CNE

Questionada se o presidente da autarquia havia citado a pandemia do coronavírus como uma justificativa, ela negou. "Tanto é que eles vão fazer o Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica] censitário em novembro, o mesmo que teve em 2019."

'Planejamento e preparação técnica' em 2021

Ontem, uma portaria publicada no Diário Oficial da União com as metas globais do Inep levantou suspeitas sobre a aplicação do exame neste ano. O texto trazia as atividades previstas para 2021 —mas, em relação ao Enem, só se referia ao "planejamento e preparação técnica".

No ano passado, as metas globais da autarquia foram publicadas em março, mas em outubro uma nova portaria informou a exclusão da aplicação do Enem naquele ano devido à pandemia. O exame foi aplicado em fevereiro de 2021, em meio a diversas polêmicas.

'Cronograma será divulgado nos editais'

Após a publicação desta reportagem, a assessoria de imprensa da autarquia enviou um áudio ao UOL, que teria uma fala do presidente do Inep durante reunião com o CNE. "Estamos engajados para que o Enem ocorra neste ano, mas temos essas variáveis sensíveis que estamos alinhados junto ao MEC e em breve vamos alinhar com vocês [do CNE]", diz a gravação atribuída a Dupas.

A assessoria afirma também que o "Inep está trabalhando na elaboração do cronograma que será divulgado nos editais".

Questionado sobre o motivo de a aplicação da prova não constar como meta de 2021, o Inep não respondeu.