Topo

Esse conteúdo é antigo

Não há problemas com notas do Enem, garante Inep

André Porto/UOL
Imagem: André Porto/UOL

Do UOL, em São Paulo

02/04/2021 14h45

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) garantiu que não há qualquer problema com as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020. Desde terça-feira, 30, os participantes pedem uma revisão nas notas, principalmente da redação.

"As análises, já concluídas, garantem que todas as notas apresentadas aos participantes estão de acordo com as notas finais calculadas após a atribuição de pontos de todos os corretores de redação", disse em nota.

Nas redes sociais, os participantes relataram que as notas estavam muito diferente dos anos anteriores. Na #revisãodaredação, no Twitter, é possível encontrar diferentes relatos e de quem também ficou surpreso positivamente com o resultado. A divulgação das notas também gerou crítica entre os alunos, que tiveram dificuldade para acessar a página do participante.

O Inep informou que a instabilidade do sistema no dia de divulgação não impactou o banco de notas, "que foi previamente composto por rigoroso processo de segurança da informação". O órgão também explicou que todas as reclamações feitas nas redes sociais e pela imprensa foram investigadas e nenhuma apresentou divergência.

No Enem 2019, os participantes também tiveram problemas com a nota. Na edição em questão, o MEC (Ministério da Educação) admitiu que houve uma houve uma "inconsistência" na correção dos gabaritos.

Segundo a pasta, cerca de 6 mil participantes foram afetados. O então ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou na época que o erro teria ocorrido na impressora da gráfica Valid Soluções S.A.