Topo

Enem: 28 participantes tiveram nota máxima na redação; veja mais resultados

André Porto/UOL
Imagem: André Porto/UOL

Ana Paula Bimbati

Do UOL, em São Paulo

29/03/2021 19h13Atualizada em 30/03/2021 00h04

Os resultados do Enem 2020, da versão impressa e online, foram divulgados hoje pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Segundo o instituto, 28 participantes tiraram nota máxima na redação. O número é menor em relação à edição de 2019, em que 53 estudantes alcançaram o maior resultado; e em comparação a 2018, que teve 55 com esta pontuação.

Uma das hipóteses para diminuição é que a edição do Enem 2020 registrou a maior abstenção desde 2009. No Enem digital foi de 70% e no impresso de 50%

As notas dos estudantes que já concluíram o Ensino Médio podem ser conferidas na página do participante. Já treineiros terão acesso aos resultados em maio.

Enquanto o número de participantes com a nota máxima na redação aumentou, o índice de pessoas que zerou no texto da prova diminuiu. Na edição anterior, mais de 143 mil zeraram, contra 87 mil no Enem 2020.

Anúncio de resultados

As notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 foram divulgadas hoje, para todas as versões do exame --impresso, digital, reaplicação e Enem PPL. Mas a página do participante teve um problema de acesso e os usuários reclamaram da instabilidade.

Em nota, o Inep confirmou a instabilidade no site e que 45% dos estudantes que tentaram
acessar a página tiveram problemas.

"Porém, às 21h20, o sistema foi completamente reestabelecido e o acesso normalizado para os estudantes", explicou o órgão.

Para acessar os resultados, é necessário inserir o número do CPF e depois a senha cadastrada no ato da inscrição. Caso o estudante tenha esquecido a senha, o sistema oferece várias formas para redefini-la (validação facial, bancos credenciados, internet banking, e-mail ou celular).

Perfil dos participantes

Segundo dados divulgados pelo Inep:

  • as mulheres representaram a maior parte entre os participantes presentes (60%)
  • a faixa etária predominante foi a de 18 a 30 anos
  • Pardos (45%) e brancos (37,5) foram a maioria entre quem realizou o exame.

Mesmo com a gratuidade automática para as pessoas que se enquadravam nos perfis de isenção da taxa, menos da metade destes participantes (cerca de 2 milhões) realizou a prova.

Para o que serve a nota do Enem?

O exame é uma das grandes portas de entrada dos estudantes ao ensino superior. Com a nota, o participante pode se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em universidades federais e outras instituições de ensino.

Usando o resultado do exame, é possível ainda garantir uma bolsa em universidades privadas pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) ou um financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).