Topo

Enem: Candidatos reclamam de notas e pedem revisão na correção de redação

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Ana Paula Bimbati

Do UOL, em São Paulo

31/03/2021 17h53

Até ontem, os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 enfrentaram instabilidade para acessar os resultados da prova. Hoje, se mobilizaram pelas redes sociais para pedir uma revisão nas notas da redação.

Os alunos entendem que estão muito diferentes de anos anteriores e reclamam dos critérios de correção. Houve também quem postasse mensagem por ficar surpreso positivamente com o resultado.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do exame, diz que os textos passam por até quatro corretores para fazer a avaliação.

Um dos candidatos disse, por exemplo, que só não queria tirar zero, mas escreveu sobre DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). Como o tema da versão impressa era sobre o estigma associado às doenças mentais na sociedade, ele teria fugido da proposta. Ao checar a prova, contou ter tirado 900 pontos, de um máximo de mil.

Outro participante, que afirmou ser especialista em saúde mental, tirou apenas 600 pontos (veja mais casos nas mensagens ao final do texto).

Em nota ao UOL, o Inep informou que os textos podem passar por até quatro correções para chegar ao cálculo final. Os responsáveis pela revisão das redações, segundo o órgão, são selecionados em um processo rigoroso, precisam atender critérios de formação e ter experiência comprovada em coordenar correção de texto em avaliação, exames ou concursos.

Também passam por uma análise de desempenho em tempo real. "Caso algum avaliador não demonstre, matematicamente, desempenho satisfatório, pode ser suspenso para recapacitação ou desligado do processo", informou o órgão.

No dia 28 de maio, os participantes do Enem 2020 terão acesso aos espelhos das redações e, segundo o Inep, poderão conferir os acertos e os erros apontados pelos corretores.

Segundo o instituto, 28 participantes tiraram nota máxima na redação. O número é menor em relação à edição de 2019, em que 53 estudantes alcançaram o maior resultado. O índice de pessoas que zerou no texto da prova diminuiu. Na edição anterior, mais de 143 mil zeraram, contra 87 mil no Enem 2020.

A edição do Enem 2020 registrou a maior abstenção desde 2009. No Enem digital, foi de 70%, enquanto no impresso de 50%.

O que tira nota na redação?

O candidato deve fazer um texto em prosa, dissertativo-argumentativo e que, no fim, mostre uma proposta de intervenção social respeitando os direitos humanos e solucionando problemas relativos ao tema proposto.

O texto deve reconhecer o tema adequadamente (desviar totalmente do tema zera sua redação), propor e defender uma tese (uma opinião a respeito desse tema), com base em argumentos claros e consistentes, e finalizar com a proposta de intervenção.

São no máximo 30 linhas de texto e, no mínimo, sete (menos que isso também zera a redação).