Chefe de gabinete do Inep é exonerado
Após quatro meses no cargo, Alexandre Bastos Peixoto foi exonerado da chefia de gabinete do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Ele foi convidado pelo presidente do órgão, Danilo Dupas Ribeiro, em maio deste ano a ocupar o cargo.
Segundo informações publicadas no Diário Oficial, Peixoto será substituído por Álvaro Luís Kohn Parisi. O Inep, porém, não divulgou seu currículo, nem o motivo de mais uma mudança interna.
O então chefe de gabinete é servidor no governo federal desde 2002. Antes de ocupar o cargo, teve passagens pela Secretaria Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e na subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República.
O Inep é responsável pela elaboração do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outras avaliações educacionais no país. É um órgão importante na produção de dados relacionados a educação.
Mudanças internas
Essa não é a primeira dança das cadeiras no Inep. Em abril, por exemplo, quatro servidores entregaram pedido de afastamento ao órgão após a demissão da coordenadora-geral de Avaliação dos Cursos de Graduação de Instituições de Ensino Superior, Sueli Macedo Silveira.
A Assinep (Associação de Servidores do Inep) vem desde o início do ano alertando sobre as sucessivas trocas de comando na autarquia.
"O quadro de gestores do Inep é escolhido, direta ou indiretamente, pelo ministro da Educação, que acaba dando direcionamento e definindo prioridades diretamente influenciadas pelas escolhas de cada governo. Isso leva o instituto a mudar de rumos estratégicos e operacionais a cada troca de gestão", disse a associação em um dos comunicados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.