PUBLICIDADE
Topo

São Judas Tadeu: conheça a história do padroeiro do Flamengo

São Judas Tadeu é o padroeiro do Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo
São Judas Tadeu é o padroeiro do Flamengo Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Matheus Adami

Colaboração para o UOL, de São Paulo

28/10/2021 04h00

O dia 28 de outubro é dia de festa para boa parte dos torcedores do Flamengo. E por um motivo que nada tem a ver com a conquista de um título ou aniversário do clube. Trata-se do dia da festa litúrgica de São Judas Tadeu, padroeiro do clube mais popular do Brasil e considerado o santo das perdidas.

Mas você conhece a história de Judas Tadeu? Sabe por que ele se tornou um santo tão popular no Brasil?

Confira a história de São Judas Tadeu:

Santo existiu e foi um dos 12 apóstolos

Como é comum na história dos santos venerados na igreja católica, é importante entender o que é ou não fato. E, no caso de São Judas Tadeu, é possível afirmar que ele existiu mesmo - o que não é tão preciso no caso de santos do quilate de São Jorge, por exemplo.

Assim como São João e São Pedro, a história de São Judas Tadeu tem relação íntima com Jesus. O primeiro é João Batista, primo e responsável pelo batismo de Jesus; o segundo é considerado o líder dos 12 apóstolos e primeiro papa da história do catolicismo. Judas Tadeu, por sua vez, era outro dos 12 apóstolos de Cristo.

É importante ressaltar que Judas Tadeu não é Judas Iscariotes - que traiu Jesus e que, posteriormente, se suicidou.

"Dizem que ele sofreu também preconceito por causa do nome, por causa de Judas Iscariotes. As pessoas confundiam os Judas. Era um nome comum na época", explicou Junior Vasconcelos do Amaral, padre e professor na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Minas Gerais.

Irmão de Jesus? Não se sabe

Se é fato que Judas Tadeu foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, há quem defenda que ele, além disso, carregava uma relação mais profunda com o Salvador. É possível que ele tivesse sido irmão de Jesus.

"Na tradição ele é chamado de Judas, irmão de Tiago. Então, supostamente, irmão de Jesus também. Mas o termo 'irmão', em grego, não significa necessariamente irmão de sangue, mas pessoas que moravam na mesma casa, que moram juntos. Primos eram chamados de irmãos", pontuou Vasconcelos do Amaral.

Ou seja: não há consenso se Judas Tadeu era, mesmo, irmão de Jesus. O que se sabe é que o apóstolo é o autor da Epístola de Judas, um dos livros que compõem o Novo Testamento da Bíblia Sagrada.

Relação com a Armênia e com as causas desesperadas

Além de ser o padroeiro do Flamengo, São Judas Tadeu é o padroeiro da Armênia. O motivo é que ele foi um dos responsáveis por levar o cristianismo ao país.

"Os apóstolos passaram por um grande envio missionário. Então, foram evangelizadores do mundo além da Palestina. O ícone foi Paulo, mas outros apóstolos chegaram aos limites do mundo no tempo deles", explicou Felipe Cosme Damião Sobrinho, padre e professor da PUC em São Paulo.

"Há muita devoção a ele na região da Armênia e na igreja do Oriente. A igreja usa como imagem ele segurando um machado, talvez por conta da força do texto bíblico", completou Vasconcelos do Amaral.

Como outros apóstolos e seguidores da palavra de Jesus, como São Paulo, Judas Tadeu não escapou do martírio. Ele teria sido morto na Pérsia (atual Irã) em um dia 28 de outubro do ano 70 a golpes de lanças e machados.

Oração a São Judas Tadeu

Confira uma oração a São Judas Tadeu:

São Judas Tadeu,
Glorioso Apóstolo,
Fiel servo e amigo de Jesus!
A Igreja vos honra e invoca por todo o mundo
como Patrono dos casos desesperados
e dos Negócios sem remédio.
Rogai por mim que estou desolado.
Eu vos imploro, fazei uso do privilégio
Que tendes de trazer socorro imediato,
Onde o socorro desapareceu quase que por completo.
Assiste-me nesta grande necessidade,
Para que eu possa receber as consolações e auxílio
Do céu em todas as minhas precisões, tribulações e sofrimentos.
São Judas Tadeu, lembrar-me-ei sempre deste grande favor
E nunca deixarei de vos louvar e honrar como meu especial
E poderoso patrono
E fazer tudo que estiver ao meu alcance
Para espalhar a Vossa devoção por toda parte.

Amém?
São Judas Tadeu rogai por nós.