Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputados da oposição pedem afastamento do presidente do Inep no TCU

Danilo Dupas, presidente do Inep, minimizou a debandada no Inep Imagem: Divulgação/Inep

Do UOL, em São Paulo

16/11/2021 19h05

Deputados da oposição pediram o afastamento cautelar do presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Danilo Dupas. Os políticos se reuniram com a presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), ministra Ana Arraes.

Os deputados também protocolaram um pedido de auditoria permanente de acompanhamento e gestão do órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação). Além disso, eles garantiram que vão acionar o MPT (Ministério Público do Trabalho) por conta das denúncias de assédio moral e institucional por parte de Dupas.

O líder da Oposição na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), afirmou que o objetivo das medidas é garantir a "integridade do exame, e a prevalência de critérios técnicos e não ideológicos". Em coletiva na tarde de hoje, ele afirmou que a fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começa a ter "a cara do governo" é uma "confissão de uma interferência indevida".

Já o líder da Minoria, deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), disse em uma publicação no Twitter que a saída do presidente do Inep é "fundamental" para a volta dos servidores técnicos e para que a prova seja "realizada com segurança".

Na semana passada, em depoimento na Comissão de Educação da Câmara, o presidente do Inep se limitou a dizer que o pedido de exoneração dos servidores aconteceu por uma "questão interna". Sem dar detalhes sobre o problema, ele afirmou que o cronograma do Exame deste ano "está mantido e não será afetado".

Além do afastamento de Dupas, os deputados querem a convocação do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, para esclarecer as denúncias de censura e interferência política no Enem. Para os parlamentares, o chefe da pasta também deve explicar a demissão em massa de mais de 30 servidores.

Os funcionários da pasta detalharam ontem, em entrevista ao "Fantástico", da TV Globo, quais foram as interferências exercidas sobre a prova do Enem. De acordo com os servidores, que não quiseram se identificar, o conteúdo das provas foi censurado, como já havia relatado o presidente da Assinep (Associação dos Servidores do Inep), Alexandre Retamal.

Para isso, o diretor de Avaliação de Educação Básica, Anderson Oliveira, teria pedido a remoção de mais de 20 questões da primeira versão elaborada para a prova deste ano. De acordo com eles, a maior parte das alterações foi aplicada em questões que envolviam contextos sociopolíticos ou socioeconômicos, em especial as que giram em torno da história dos últimos 50 anos do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Deputados da oposição pedem afastamento do presidente do Inep no TCU - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Educação