Topo

Esse conteúdo é antigo

Paes: Rio não vai exigir certificado de vacinação das crianças nas escolas

Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes - Fernando Frazão/Agência Brasil
Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

Colaboração para o UOL, no Rio

13/01/2022 09h20Atualizada em 13/01/2022 10h19

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), disse hoje que a capital fluminense não vai exigir o comprovante de vacinação contra o novo coronavírus para que os alunos da rede municipal entrem nas escolas. A imunização das crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19 na cidade começa na próxima segunda-feira, 17.

"Criança vai entrar em qualquer escola da Prefeitura do Rio. Criança não pode responder pela decisão eventualmente equivocada (de não ser vacinada) do pai e da mãe, do responsável", disse Paes, em agenda pública.

De acordo com calendário divulgado pela prefeitura, a vacinação das crianças no Rio contra o novo coronavírus começa na segunda (17), por crianças de 11 anos, e segue até o dia 9 de fevereiro, chegando ao público de 5 anos. Serão três dias dedicados a cada idade, totalizando quatro semanas (veja calendário detalhado mais abaixo).

Paes disse que o calendário do Rio foi montado seguindo a previsão de chegada das vacinas pediátricas na cidade. O primeiro lote com 1,2 milhão de doses do imunizante que será plicado na faixa etária, da Pfizer, chegou ao país nesta madrugada.

A gente consegue fazer em uma semana, vacinar todas as crianças. A programação de quatro semanas é em razão da perspectiva de chegada de doses
Eduardo Paes sobre a vacinação de crianças contra o novo coronavírus no Rio

Com o início do ano letivo na rede municipal de ensino previsto para 7 de fevereiro, Paes repetiu o que tem dito sobre as escolas continuarem abertas na pandemia.

"É importante entender que no Rio de Janeiro manteremos aula como prioridade absoluta. Nada passa na frente das nossas crianças podendo ter sua educação adequada, depois de tanto tempo, com tanto problema", disse o prefeito.

Vacinação de crianças contra a covid-19 no Rio

  • 17, 18 e 19 de janeiro: 11 anos
  • 20, 21 e 22 de janeiro: 10 anos
  • 24, 25 e 26 de janeiro: 9 anos
  • 27, 28 e 29 de janeiro: 8 anos
  • 31 de janeiro, 1º e 2 de fevereiro: 7 anos
  • 3, 4 e 5 de fevereiro: 6 anos
  • 7, 8 e 9 de fevereiro: 5 anos