Topo

Esse conteúdo é antigo

Comissão do Senado mantém convite a Milton Ribeiro mesmo após exoneração

8.mar.22 - Milton Ribeiro, então ministro da Educação - Luís Fortes/MEC
8.mar.22 - Milton Ribeiro, então ministro da Educação Imagem: Luís Fortes/MEC

Do UOL, em São Paulo

28/03/2022 18h58Atualizada em 28/03/2022 18h58

A Comissão de Educação do Senado Federal manteve o convite para que Milton Ribeiro prestes esclarecimentos sobre denúncias envolvendo lobby e propinas durante sua gestão à frente do Ministério da Educação. Hoje, o chefe do MEC se licenciou do cargo.

Presidente da Comissão de Educação, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) afirmou que a audiência está mantida e marcada para esta quinta-feira (31), às 9h15. A presença de Milton Ribeiro não é obrigatória.

"Vamos ouvir o ministro, mesmo licenciado. As denúncias são gravíssimas e todos os envolvidos serão ouvidos o mais rapidamente possível".

Milton Ribeiro não é obrigado a comparecer

A Comissão de Educação do Senado aprovou no último dia 24 o convite ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, para prestar informações sobre os áudios vazados em que ele admite priorizar a liberação de recursos do Ministério da Educação (MEC) às prefeituras indicadas por dois pastores evangélicos de sua confiança. Por se tratar de um convite, o ministro não é obrigado a comparecer.

O caso foi revelado pela Folha de S.Paulo. "Minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar", afirma o ministro em áudio divulgado pelo jornal. Segundo o representante ministerial, o poder concedido ao "pastor Gilmar", responsável pelo grupo religioso "Ministério Cristo Para Todos", uma das ramificações da Assembleia de Deus, teria sido pedido pelo próprio chefe de Estado.