Topo

Esse conteúdo é antigo

Unicamp 2023: cracolândia e gênero são temas que marcam a primeira fase

Candidatos realizaram neste domingo (6) provas da primeira fase do vestibular da Unicamp - Denny Cesare/Estadão Conteúdo
Candidatos realizaram neste domingo (6) provas da primeira fase do vestibular da Unicamp Imagem: Denny Cesare/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

06/11/2022 20h14Atualizada em 06/11/2022 20h55

O vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) 2023 trouxe temas polêmicos e atuais como a cracolândia e seu "eterno retorno", além de questões ligadas aos assuntos de gênero.

A prova teve o segundo menor índice de abstenção geral dos últimos anos, mas cresceu em relação ao ano passado. Dos 61.626 inscritos, 5.015 candidatos não compareceram aos locais do vestibular. Com isso, a taxa geral de faltantes ficou em 8,14% --em 2021, ficou em 7,70%.

"Todo planejamento executado funcionou muito bem. Não tivemos nenhum problema relacionado à aplicação do exame", disse José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares).

A prova também abordou temas como meio ambiente, uso de armas, resistência à ditadura no Brasil, pandemia da covid-19 e formas de transmissão de HPV.

Prova pede visão crítica. Professores de colégios particulares comentaram a prova da primeira fase e avaliam que o vestibular foi equilibrado, mas pediu visão crítica dos candidatos.

"A Unicamp tem um padrão que premia o aluno bem preparado, o aluno que tem uma formação moderna, pensamento crítico e que está antenado com o que está acontecendo no Brasil. Ele tem um espírito critico e sabe entender as questões sociais e ambientais", analisou Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora pedagógica do curso e Colégio Objetivo.

Sérgio Paganim, diretor do Curso Anglo, avaliou que a prova de hoje mantém a tradição da Unicamp de ser uma prova moderna, contextualiza e com riqueza de gênero textual.

Temas atuais. Uma das perguntas do vestibular apresentava uma reportagem e uma charge sobre a cracolândia da capital paulista. O texto dizia que as operações policiais na região só dispersavam os usuários de droga, mas não provocavam uma solução para o problema.

Já na charge, havia o desenho de policiais correndo atrás de um grupo de usuários e, abaixo deles, o símbolo do infinito com pegadas.

A prova também usou o livro do grupo Racionais MC's para falar da influência do cristianismo dentro das áreas mais periféricas. "O vestibular manteve a tradição de exigir competência linguística e visão crítica", disse Laudemir Guedes, professor de língua portuguesa do Curso e Colégio Objetivo.

Em uma das questões, os candidatos precisavam falar também sobre o conceito de transfeminismo ou feminismo trans.

Diferentemente das últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a Unicamp abordou sobre a ditadura e a pandemia da covid-19.

Livros obrigatórios. Das dez obras obrigatórias, o vestibular abordou seis delas. "O interessante é que não se cobrou apenas o enredo, mas uma associação do enredo com a sociedade brasileira. Havia muito diálogo entre trechos literários e a formação social do Brasil", avalia Paganim.

A lista de livros obrigatórios deste ano se repetiu em relação à última prova. Entre eles estão: "Sobrevivendo no inferno", do grupo Racionais MC's, e "O marinheiro", de Fernando Pessoa.

Nas demais disciplinas. Segundo os professores consultados pela reportagem, a prova mais difícil era da área de biologia. "Foi uma prova equilibrada no quesito que abordava vários temas, mas difícil porque o aluno precisava ter uma visão geral", disse Fernando Paiva, professor de biologia do Curso e Colégio Objetivo.

A parte de matemática, que trazia 12 questões, foi considerada equilibrada pelos educadores. As perguntas traziam temas relacionadas a geometria, trigonometria, progressão aritmética entre outros.

"Faltaram algumas coisas como probabilidade, mas tem ainda a segunda fase", afirma Giuseppe Nobilioni, coordenador de matemática e pedagógico do Curso e Colégio Objetivo.

As perguntas da área de história foram consideradas equilibradas. Segundo o diretor do Anglo, as questões foram baseadas em uma "ideia de questionar o passado a partir de problemáticas do presente".

Modelo da prova. Ao todo, os candidatos tiveram de responder 72 questões de múltipla escolha. Dessas:

  • 12 eram de língua portuguesa e literatura;
  • 12 de matemática; e,
  • 8 de cada uma das demais disciplinas: história, geografia, física, química, biologia e inglês.

Cada questão vale um ponto e a prova teve uma duração de 5 horas. Os candidatos disputam por uma das 540 vagas dos 69 cursos de graduação.

Próximas etapas do processo seletivo

  • Divulgação do gabarito: 9 de novembro de 2022
  • Divulgação da lista de aprovados para a 2ª fase, locais de prova e notas de corte: 3 de dezembro de 2022
  • Provas da segunda fase: 11 e 12 de dezembro de 2022
  • Provas de Habilidades Específicas: 4 a 6 de janeiro de 2023
  • Divulgação da primeira chamada: 6 de fevereiro de 2023
  • Matrícula online da primeira chamada: 7, 8 e 9 de fevereiro de 2023