Topo

Esse conteúdo é antigo

Em meio a boatos, Lula defende aulas na 5ª: 'Cachorro que late não morde'

Do UOL, em São Paulo

19/04/2023 19h18Atualizada em 19/04/2023 19h32

O presidente Lula (PT) defendeu que as escolas devem permanecer abertas amanhã e que os brasileiros não devem "satisfazer os terroristas que estão fazendo ameaças".

O que aconteceu:

O presidente falou que é preciso encontrar uma saída para os recentes ataques em escolas e creches, em todo o país. A fala foi feita durante um evento de educação na tarde de hoje.

Cachorro que late não morde. A gente não tem que satisfazer os terroristas que estão fazendo ameaças. Nós precisamos encontrar uma saída e ontem eu disse que nós não temos especialistas para entender, mas tem gente que acha que a solução é levantar o muro da creche, colocar detector de metal, imagina uma criança de 6 anos passando no detector de metal."
Lula, em evento na tarde de hoje

A fala de Lula se refere à decisão de algumas escolas de não funcionar amanhã por causa de uma série de ameaças relacionadas ao dia 20 de abril, que marca os 24 anos do ataque ao Colégio Columbine, na cidade de Littleton, no Colorado, nos Estados Unidos.

Em 1999, os estudantes Eric Harris e Dylan Klebold matarem 12 colegas de classe e um professor e depois cometeram suicídio. Eles cursavam o terceiro ano do ensino médio. Outras 23 pessoas ficaram feridas.

A preocupação é com o chamado efeito contágio, quando informação sobre um ataque pode incentivar planos similares.

Ontem, o ministro de Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, um balanço relacionado ao combate à violência nas escolas, que inclui a derrubada de 756 perfis nas redes sociais dedicados a reproduzir o ódio.

O Ministério da Justiça lançou um canal no site para que sejam denunciados sites, blogs e publicações nas redes sociais. O site para denúncia é o www.mj.gov.br/escolasegura