Topo

Corpus Christi: qual é o significado do feriado?

Fiéis usaram tapetes de sal para Corpus Christi na Catedral Metropolitana, no centro do Rio, em 2018 - Tomaz Silva/Agência Brasil
Fiéis usaram tapetes de sal para Corpus Christi na Catedral Metropolitana, no centro do Rio, em 2018 Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

08/06/2023 04h00

Todo o ano é comemorado Corpus Christi, mas você sabe o significado dessa data? A festa católica, que celebra o milagre da transubstanciação. Traduzido do latim, significa literalmente "corpo de Cristo", ou seja, quando Jesus Cristo transforma no pão em seu corpo e o vinho em seu sangue.

A data também é conhecida como "Corpus Domini" ("corpo do Senhor", em português) e marca a eucaristia —sacramento católico que relembra a Última Ceia.

Neste dia, a tradição sugere o consumo de um pedaço de pão (na missa, celebrado pela hóstia) e um pouco de vinho, que representam o corpo e o sangue de Cristo, respectivamente.

A celebração é acompanhada de uma missa e uma procissão pelas ruas ao redor da igreja na quinta-feira. Geralmente um tapete com símbolos cristãos, locais e nacionais, é desenhado com serragem tingida, palha, borra de café, areia e grãos.

O significado é preparar o caminho por onde o corpo de Cristo passa.

Nas cidades que preservam a tradição da data, é comum ver as ruas ornamentada, onde passará a procissão. Aqui no Brasil, o costume, que se iniciou no século 13 em Portugal, ficou popular na cidade de Ouro Preto (MG).

Este era uma das mais pomposas procissões católicas de Portugal e foi trazida ao Brasil ainda no século 16.