Conteúdo publicado há 10 meses

UNE pede explicação do MEC após falha no Sisu e cria site para reclamações

A UNE (União Nacional dos Estudantes) anunciou neste sábado (3) que enviou ofício ao MEC (Ministério da Educação) em que pede esclarecimentos sobre as falhas no site do Sisu.

O que aconteceu

A entidade disse, em post no X, que solicitou informações sobre os seguintes pontos: falhas sistêmicas no site do Sisu, diferenças entre os resultados divulgados e divergências entre as classificações dos candidatos.

A UNE também pediu esclarecimentos sobre quais providências são tomadas pela pasta para garantir a segurança e eficiência do Sisu. "Uma vez que todos os estudantes brasileiros têm direito à informação e transparência do processo".

O grupo também lançou um site para reunir as denúncias sobre problemas relacionados ao Sisu. "Queremos centralizar os casos para poder mediar a melhor solução diante desses erros graves".

O UOL entrou em contato com o MEC sobre o ofício enviado pela UNE. Caso haja resposta, o texto será atualizado.

Entenda o caso

O MEC divulgou o resultado do Sisu 2024 na última quarta-feira (31). A lista de aprovados na chamada regular deveria ter sido anunciada na terça-feira (30), mas foi adiada por "problemas técnicos".

No sábado (2), o MEC afirmou que resultados provisórios do Sisu 2024 tiveram "divulgação indevida" no dia em que as falhas foram registradas. Informações que ainda não estavam homologadas ficaram 25 minutos no ar.

Continua após a publicidade

Estudantes foram às redes sociais lamentar a mudança de resultado após as falhas técnicas. Em post no X, um estudante disse que se candidatou ao curso de Tecnologia da Informação na UFRN e, na manhã de terça, apareceu como aprovado, mas no dia seguinte soube que não foi selecionado.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.