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Caricatura - Um passeio bem humorado pela história do Brasil

Antonio Carlos Olivieri

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Humor é cultura ou, mais especificamente, é história. Para comprovar, basta abrir as páginas do recém lançado primeiro volume da série “História da Caricatura Brasileira” (Editora Gala, 528 págs.), de Luciano Magno, pseudônimo do historiador e sociólogo Lucio Muruci. A coleção pretende examinar a trajetória e a produção dos artistas gráficos que desenvolveram o gênero no Brasil, desde a Independência até os dias de hoje. O primeiro volume se dedica aos precursores e à consolidação da caricatura no Brasil.

 

“A caricatura é o mais completo, minucioso e indelével inventário do caráter de uma sociedade”, afirma o autor, para quem “o livro espera contribuir para a compreensão da importância da caricatura e de seus veículos, na construção da identidade brasileira e, como se trata de arte viva e dinâmica, no entendimento da longa história aberta à nossa frente”.

O título da obra deve ser entendida num sentido amplo, pois o trabalho não se limita específicamente à caricatura, isto é, o retrato pessoal com traços estilizados para produzir um efeito cômico. Põe em foco também a charge e o cartum que se desenvolveram como um prolongamento da caricatura. Nesse sentido, o primeiro volume é uma verdadeira crônica da história do Brasil no seu primeiro século de existência, traçada pela visão satírica e perspicaz dos artistas ou jornalistas gráficos.

"O Marimbondo"

“História da Caricatura Brasileira”, para começar, redefine o marco inicial do desnho de humor no Brasil, uma vez que o autor levantou uma charge anônima, publicada em 1822, no jornal “O Maribondo” (veja álbum), anterior ao trabalho de Manuel Araújo Porto-Alegre, de 1837, considerado até então o pioneiro. No entanto, não retira o mérito de Porto-Alegre, autor, organizador e animador das artes plásticas no país no século 19, que foi, efetivamente, o primeiro profissional do gênero.

Não se pode deixar de mencionar que, ao historiar o desenho humorístico, a obra traça ainda uma painel da evolução do jornalismo no país, relacionando as várias publicações que circularam no Brasil durante o Império, a maioria das quais comprometidas com ideias políticas, embora a presença marcante do humor fique evidente até mesmo no título desses periódicos, entre os quais podem-se citar “O Carcundão”, “O Carapuceiro” e “A Mutuca Picante”, além do já mencionado “O Maribondo”.

Entre os caricaturistas, chargistas e cartunistas que o primeiro volume resgata, destaca-se o ítalo-brasileiro Angelo Agostini, figura mais emblemática de nossa caricatura oitocentista, que teve papel importante nas campanhas abolicionista e republicana, além de ter sido o fundador de periódicos que marcaram época como o “Diabo Coxo”, que circulou em São Paulo entre 1864 e 1865, ou a “Revista Illustrada”, semanário carioca publicado desde 1876 e 1898.

Outros destaques

Além de nomes como o de Agostini ou do português Bordalo Pinheiro, amplamente conhecidos por quem se debruça sobre o assunto, o primeiro volume de “História da Caricatura Brasileira” resgata vários artistas que não foram contemplados ou mencionados em estudos anteriores, como Leopoldo Heck, Carneiro Vilella, Luiz Távora e Maurício Jobim. Além disso, recupera desenvolvimentos pioneiros fora do eixo Rio-São Paulo, como a produção paranaense, gaúcha ou pernambucana.

Resta dizer que caricatura, charge e cartum são a especialidade do autor que já organizou várias mostras sobre o tema, como “A era J. Carlos; 100 anos”, “O Barão e a Caricatura”, e “Henfil: a Marca do Traço”. Além disso, é o idealizador de uma Bienal Internacional da Caricatura, cuja realização está prevista ainda para este ano.