País é liberal e tem povo hospitaleiro, formado por imigrantes e seus descendentes
-
Bandeira do Canadá em frente ao Centro Harbourfront, em Toronto
Clima
Por ser extenso, o Canadá tem climas muito diferentes conforme a região. As temperaturas podem variar de 30ºC, no verão, a - 30ºC, no inverno. Enquanto as temperaturas do norte ultrapassam 0ºC por apenas alguns meses, a maioria dos canadenses vive em áreas onde é possível desfrutar de todas as estações do ano com temperaturas mais amenas.
Graças às correntes de ar quente e úmido do Oceano Pacífico, a costa da Colúmbia Britânica tem o clima mais temperado do Canadá. Nas planícies centrais da América do Norte, que vão das Montanhas Rochosas até os Grandes Lagos, há invernos frios e verões quentes.
Na região dos Grandes Lagos, a temperatura média diária chega aos 20ºC, de meados de junho a meados de setembro, podendo ocorrer ondas de calor semanais de 30ºC. No outono, é comum ter dias quentes e ensolarados, com até 20ºC, e noites frias, com até - 9ºC.
Comida
Devido a sua formação por imigrantes, sua cozinha é composta por pratos de várias nações. A principal refeição do canadense é o jantar. No café da manhã, não falta cappuccino, suco de laranja, pão, cereais e iogurte. Normalmente, come-se sanduíches, saladas, sopas ou qualquer outro prato leve no almoço.
As refeições fora de casa custam caro no país, por isso procure levar pequenos lanches para a escola.
É comum encontrar no país restaurantes coreanos, tailandeses, japoneses, chineses, mexicanos, portugueses, gregos e até brasileiros.
Cultura
O Canadá é um país com políticas de incentivo à diversidade cultural. Grupos étnicos de todo o mundo estão representados no país, especialmente em Toronto, a mais multicultural das cidades canadenses.
Assim como os brasileiros, os canadenses são cordiais e comunicativos. A maioria é informal, pontual e materialista. Trate as pessoas com respeito e certamente será bem-vindo. Procure seguir as regras e leis do país e evite o "jeitinho brasileiro" nas questões legais.
De um modo geral, o canadense é bastante liberal. O país foi o primeiro do mundo a legalizar o casamento gay e maconha é assunto banal nos locais públicos. Em compensação, cigarros não são tolerados em nenhum ambiente fechado, público ou privado, desde junho de 2004.
Custo mensal
Com base nos gastos com estadia, alimentação e transporte, o custo médio mensal no Canadá é de US$ 700*. Converta esse valor em real. Bebidas e cigarros custam caro porque são sobretaxados pelo governo.
Dinheiro
Brasileiros interessados em estudar fora do país podem optar por levar dinheiro em papel-moeda, traveler cheque, cartão de crédito e débito internacional ou cartão de débito pré-pago. A gerente de produto do Banco Rendimento em São Paulo, Danielle Florestano, dá algumas dicas:
- Por questões de segurança, leve apenas uma pequena quantia em dinheiro (entre 20% e 30% do valor total), o suficiente para primeiras necessidades e eventuais emergências.
- Leve a moeda local do destino. Evite comprar dólares quando o país de intercâmbio não for os EUA. Ao levar dólares à Europa para depois trocá-los por euros, por exemplo, realizam-se duas conversões monetárias, o que pode representar perdas de 5% a 10%.
- Adquira a moeda estrangeira em uma instituição credenciada junto ao Banco Central e exija o boleto de câmbio. O documento comprava onde você adquiriu a moeda.
- O traveler cheque é uma opção tradicional para quem viaja ao exterior, oferecem seguro contra perda e roubo e são aceitos em milhões de estabelecimentos como dinheiro.
- Para os pais que pretendem controlar os gastos dos filhos, a melhor opção é o cartão recarregável. Pode-se, por exemplo, carregar uma quantia mensal e consultar o extrato dos gastos pela internet. Há cartões com bandeira Visa, MasterCard e American Express, entre outros. Normalmente é cobrada uma taxa para cada saque, recomenda-se programar o saque de valor necessário para uma semana ou um mês para reduzir o gasto com taxas.
- É recomendável manter os números de seus cartões e traveler cheque anotados em um lugar seguro para, em caso de perda, roubo ou furto, reportar a ocorrência à operadora ou banco.
Erros mais comuns
- Falar em português com brasileiros. É preciso aproveitar o tempo fora para praticar o idioma estrangeiro.
- Ficar em moradia de brasileiros. Hospedar-se na casa de pessoas que falam bem o idioma que quer aprender pode ajudar a dar um salto na sua fluência.
- Dispensar os cursos, achando que pode aprender o idioma nas ruas. Lembre-se: não é fácil fazer amigos no exterior, especialmente amigos que tenham paciência para conversar com quem não fala bem o idioma.
- Gastar todo o dinheiro do mês na primeira semana. O país estrangeiro é uma tentação para adolescentes que se sentem livres e querem curtir os bares e casas noturnas. Lojas e bons produtos também têm grande apelo. Cuidado com os impulsos.
-Deixar de sair para economizar. Em todos os lugares, há passeios gratuitos ou baratos. Esquivar-se do contato com a população local é um dos erros mais graves para quem pretende aprender o idioma. Portanto, aproveite e solte-se!
- Ter vergonha de falar errado. Esse é o pior dos enganos. Dominar um idioma não é tarefa fácil. É preciso ousar, tentar e insistir. Solte a língua e divirta-se com os equívocos.
Lazer
O Canadá não é um destino tradicionalmente turístico, mas é possível encontrar boas atrações, como a CN Tower -considerada a maior torre sem sustentação do mundo com 553 metros de altura-, e as Cataratas do Niágara, ambas na região de Ontário.
O conjunto de quedas da Cataratas do Niágara -na fronteira com os Estados Unidos- está entre os três maiores do mundo, ao lado das quedas do Iguaçu -na região da Tríplice Fronteira do Brasil, Paraguai e Argentina- e das de Victoria -entre o Zimbábue e a Zâmbia, na África.
O Canadá também oferece lindas paisagens nas Montanhas Rochosas e boas estações de esqui, especialmente nas cercanias da cidade de Vancouver.
Nas grandes cidades, como Toronto, Montréal, Québec e Ottawa, os bares e casas noturnas costumam ficar abertos e lotados até a madrugada. Também há opções de esportes radicais, teatros, cinemas e exposições de arte.
Lugares para ficar
Estudantes de intercâmbio costumam ficar em casas de famílias voluntárias, sem custo financeiro. As famílias são contatadas pelos agentes de intercâmbio. Quem viaja por conta própria pode encontrar famílias que oferecem quartos em sites especializados ou apostar em moradias estudantis.
A casa de família é recomendável para menores de 18 anos ou brasileiros que desejam mais segurança. Neste tipo de acomodação, o estudante convive com uma família e tem direito a um quarto individual e a meia-pensão (café da manhã e jantar).
É uma maneira interessante de conviver e conhecer a cultura do país, pois o estudante participa do dia-a-dia dos outros moradores que, muitas vezes, os inclui em seus programas.
Já nas moradias estudantis, o intercambista pode dividir o quarto ou o apartamento com outras pessoas. Esse tipo de acomodação é mais recomendável para pessoas mais independentes e que queiram liberdade, pois não terão que se adaptar a nenhuma regra familiar.
É uma boa oportunidade para aprender a lidar com gastos, como contas de telefone e luz, além de cuidar dos serviços da casa e conviver com pessoas de diferentes culturas.
Passagens aéreas
Na compra de passagens, algumas companhias aéreas oferecem descontos para estudantes. As regras mudam conforme a empresa e pode ser necessária uma carteira internacional de estudante ou apresentar o comprovante de matrícula no curso.
Principais cidades
Ottawa (capital), Toronto (principal cidade), Montréal, Québec, Edmonton, Calgary e Vancouver.
Trabalho
Com uma permissão de estudos, é possível trabalhar no campus da universidade ou do colégio no qual se esteja matriculado. O seu empregador poderá ser a própria instituição educacional ou uma empresa privada situada no campus.
Para fazer estágios profissionais fora do campus, será necesária uma permissão de estudo e uma de trabalho. Nesse tipo de programa de intercâmbio, os estudantes dedicam metade do tempo ao estudo de um idioma (inglês ou francês) e a outra metade ao estágio.
Depois de concluído o curso, o estudante poderá exercer sua profissão no Canadá pelo período de até dois anos. Estrangeiros que desrespeitarem as regras de imigração estarão sujeitos às punições previstas pela lei canadense, incluindo a deportação para o país de origem. Para saber mais, acesse o site da embaixada do Canadá.
* As regras de permissão de trabalho mudam com freqüência. Verifique-as com o consulado mais próximo, antes de programar a viagem.
Visto
Estudantes que ficarão por um período inferior a seis meses não necessitam de permissão de estudo, mas ainda assim precisam de um visto de entrada --no caso, o visto de turismo.
Para mais de um semestre de estadia, é necessário pedir visto de estudante. Recomenda-se dar entrada na permissão de estudo pelo menos um mês antes do início do curso, já que será necessário passar por exames médicos com um médico credenciado pelo consulado.
* As regras sobre vistos mudam com freqüência. Verifique-as com o consulado mais próximo, antes de programar a viagem.
Consulados
Embaixada em Brasília
Av. das Nações - Lote 16 - Quadra 803
70404-900 - Brasília - DF
Tel.: (0xx61) 3424-5400
Fax: (0xx61) 3424-5490
E-mail: brsla@international.gc.ca
Site: www.international.gc.ca
Embaixada do Brasil no Canadá
450, Wilbrod Street
Ottawa, Ontario
K1N 6M8 - Canada
Tel.: (00xx613) 237-1090 e 755-5160
Fax: (00xx613) 237-6144
E-mail: mailbox@brasembottawa.org
Site: www.brasembottawa.org
Av. das Nações Unidas, 12901 – 16º andar
04578-000 – São Paulo – SP
Tel.: (0xx11) 5509-4343
Fax: (0xx11) 5509-4262
E-mail: spalo-immigration@international.gc.ca
E-mail: infocentre-spalo@international.gc.ca
Consulado no Rio de Janeiro
Av. Atlântica, 1130 – 5º andar
Atlântica Business Center – Copacabana
22021-000 - Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (0xx21) 2543-3004
Fax: (0xx21) 2275-2195
E-mail: rio@international.gc.ca