Topo

Relaxe sem culpa: 15 filmes ajudam a revisar conteúdos para o Enem e os vestibulares

Suellen Smosinski

Do UOL, em São Paulo

05/10/2012 06h00

O início das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 e da maratona de vestibulares se aproxima e agora a recomendação dos professores ouvidos pelo UOL é descansar aos finais de semana. Mas, se você é daqueles estudantes que não consegue "desligar", assistir a filmes que tenham relação com o conteúdo cobrado pelas provas é uma maneira de relaxar sem culpa. 

Para Luis Otavio Targa, professor de biologia do colégio Vértice, o filme sozinho não ajuda o candidato a se preparar para o vestibular. “Tem que assistir ao filme já embasado no conteúdo que ele aborda. Depois de ver o filme tem que escrever o que entendeu, questionar e debater com alguém – pai, irmão, professor”, afirmou Targa, que também é responsável por uma disciplina optativa no colégio que utiliza filmes para trabalhar temas diversos. 

O professor destaca que é preciso não deixar passar nenhuma dúvida sobre as cenas, “se não entendeu, volte e assista a mesma parte até entender”. “Alguns filmes você acha o roteiro comentado na internet, como filmes brasileiros, o que também pode ajudar muito a fazer relações com as disciplinas”, disse Targa.

Confira uma seleção de quinze filmes, entre documentários, ficção e animação, que podem ajudar nos estudos. A lista foi elaborada com a ajuda do professor Luis Otavio Targa.