Topo

Canadá facilita pedido de residência permanente por estudantes estrangeiros

Vista da skyline de Toronto a partir do ferryboat que percorre as ilhotas próximas da cidade - J. Adam Huggi­ns/The New York Times­
Vista da skyline de Toronto a partir do ferryboat que percorre as ilhotas próximas da cidade Imagem: J. Adam Huggi­ns/The New York Times­

Do UOL, em São Paulo

18/12/2012 15h44

O Canadá simplificou o processo para estudantes internacionais pedirem residência permanente. As novas regras valem a partir de 2 de janeiro de 2013.

Os candidatos precisam ser graduados em uma instituição canadense e terão até três anos para obterem uma experiência de trabalho. Antes, o prazo era de dois anos.

A política de migração CEC (Canadian Experience Class), criada em 2008, surgiu para facilitar a permanência de alunos que se enquadrem na categoria de mão de obra qualificada e falem fluentemente o inglês ou o francês.

Os trabalhadores também serão beneficiados com a redução de dois para um ano de experiência de trabalho no Canadá para se tornarem imigrantes.

Pesquisas do governo mostram que estrangeiros que dominam os idiomas e têm diplomas de instituições canadenses colaboram com a economia e o mercado de trabalho.

A estimativa é que até 10 mil residentes permanentes sejam admitidos em 2013. O número equivale a quatro vezes mais que em 2009.