Topo

Primeira fase do 11º Exame da OAB acontece hoje a partir das 13h

Do UOL, em São Paulo

18/08/2013 06h00

A prova da primeira fase do 11° Exame de Ordem da OAB acontece neste domingo (18) a partir das 13h (horário de Brasília). 

O candidato terá cinco horas para responder a 80 questões de múltipla escolha. De acordo com o edital, o examinando deverá permanecer obrigatoriamente no local de provas por, no mínimo, duas horas. Após esse período, o candidato poderá deixar o lugar sem o caderno de questões. 

Apenas os candidatos que saírem depois das 16h (horário de Brasília) poderão levar o caderno de provas embora. 

A segunda deve acontecer em 6 de outubro de 2013 e terá cinco horas de duração. Na segunda fase é cobrada a redação de uma peça profissional e aplicação de quatro questões discursivas sobre uma das seguintes áreas: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário

Redução do número de Exames
 

Está em debate na Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado uma possível redução do número de provas anuais para a obtenção do registro para exercer a advocacia. Atualmente, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) aplica três provas por ano (cada uma com duas fases). O objetivo, segundo Leonardo Avelino Duarte, coordenador do grupo, é diminuir para dois exames a cada ano.

"A redução [do número de provas] se faz necessária para que haja mais tempo de correção. É uma medida de segurança para aprimorar a prova e melhorar a logística. Com dois exames, daria tempo de preparar melhor as questões, de fazer outras revisões. Hoje o calendário é muito apertado", disse o coordenador nacional do Exame de Ordem.