Topo

Após invasões e ameaças, diretor suspende aulas em escola pública de MG

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

25/09/2013 18h04

O diretor da escola municipal Ápio Cardoso, em Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte), decidiu suspender as aulas desta quarta-feira (25) em sinal de protesto contra constantes invasões da unidade de ensino por pessoas de fora da comunidade escolar.

Conforme Alberto Araújo, os invasores se aproveitam de buracos em um muro que já teria sido condenado pela Defesa Civil municipal e entram no local para vender drogas. O diretor afirma que os invasores também ameaçam alunos e funcionários do local.

Segundo ele, ao menos quatro boletins de ocorrência foram feitos na última semana e uma supervisora da escola pediu transferência do local após ter sido ameaçada.

“Alguns elementos fizerem vários buracos nesse muro e se aproveitam disso para entrar na escola e perturbarem o ambiente escolar. A entrada e saída de elementos por esses buracos está uma coisa impressionante. A gente está perdendo o controle”, disse o diretor.

Araújo contou que o problema vem se arrastando desde o início do ano letivo. Segundo ele, a gota d’água para a medida extrema de suspender as aulas foi uma invasão promovida no local por um grupo de ao menos 25 pessoas na última segunda-feira (23).

Araújo relatou que o grupo passou a intimidar os funcionários e alunos de maneira ostensiva. Foi preciso acionar a PM (Polícia Militar) para apreender a maioria deles, formada por adolescentes moradores da região e que estariam tentando aliciar estudantes do local.

Conforme o diretor, que afirmou já ter sido ameaçado, a escola no bairro de Nova Contagem tem 1.450 alunos matriculados no ensino fundamental (1º ao 9º ano), em três turnos, o que agrava o problema pelo grande número de estudantes.

“São vinte e duas turmas por turno. Os pais mandam o filho para a escola, mas e se ele sair pelo buraco e acontecer alguma coisa com ele lá fora? De quem será a culpa? A responsabilidade é nossa. Então, nós temos que ter plena segurança para dar segurança aos pais e alunos” disse o diretor, para complementar: “A gente percebeu ainda que alunos estão se aproveitando desses buracos para matar aula”, explicou.
Araújo disse ter participado de uma reunião na terça-feira (24) com representantes da Secretaria Municipal de Educação na qual ficou acertada a reforma do muro, que deverá ser iniciada imediatamente e concluída até o fim do ano.

Reforço na segurança

Em nota assinada pelo Secretário Municipal Adjunto da Educação de Contagem, Ademilson Ferreira, o órgão informou que a escola receberá um reforço de guardas municipais dentro da escola para a vigilância ostensiva, além do auxílio da Polícia Militar, que vai fazer patrulhamento no entorno do local.

O texto ainda afirma que a secretaria tem auxiliado a direção da escola “não só para a recuperação dos espaços degradados que sofrem com a ação de vândalos, mas também de atendimento à direção no tocante da recomposição da equipe de profissionais”.

O diretor da escola Ápio Cardoso afirmou que as aulas, com a promessa feita pela secretaria, serão retomadas amanhã.