Topo

Escolas municipais de Santos controlarão presença de alunos por biometria

O controle de presença por biometria já foi instalado na escola municipal Olavo Bilac - Isabela Carrari/Prefeitura de Santos
O controle de presença por biometria já foi instalado na escola municipal Olavo Bilac Imagem: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

Rafael Motta

Do UOL, em Santos

22/10/2013 12h25

A Secretaria de Educação de Santos (72 km de São Paulo) controlará eletronicamente a presença dos alunos em sala de aula a partir do próximo ano. Um sistema biométrico, de identificação por meio de impressões digitais e um cadastro com foto, está sendo testado em quatro colégios municipais desde sexta-feira (18) e eliminará a tradicional lista de chamada em sala de aula.

Segundo a secretária, Jossélia Fontoura, a biometria ajudará a diminuir a quantidade de faltas e as “fugas” de estudantes entre uma aula e outra – o índice de ausências não foi informado. Também espera-se que o sistema ajude a controlar a quantidade de comida preparada nas refeições servidas aos alunos, reduzindo desperdícios. A rede municipal tem 22 mil matriculados no ensino fundamental.


Os pais serão avisados automaticamente da ausência de alunos por SMS (mensagens de texto) enviados a seus telefones celulares. “Isso também favorece os professores, que ganharão tempo por não ter de controlar a frequência dos alunos em lista de chamada nem em diário de classe”, afirma Jossélia.

A conferência biométrica ocorrerá de forma diferente em cada fase do fundamental. Para alunos do 1º ao 5º ano, um computador conectado a um aparelho coletor de impressões digitais ficará na entrada de cada escola. Do 6º ao 9º ano, os aparelhos estarão instalados nas classes. “Como há vários professores, a verificação [de presença] será feita antes de cada aula”.

Na avaliação da secretária, a biometria será uma opção de segurança mais confiável do que outras. “O sistema de catracas eletrônicas é bom, mas falho. De repente, o aluno passa [pela catraca], mas não entra em sala de aula. Os aparelhos [biométricos] ficarão em cada sala”, compara.

A prefeitura espera que todas as 40 escolas de ensino fundamental adotem a biometria até o início de 2015. A instalação do serviço será feita por uma empresa que já foi contratada mediante concorrência pública e custará R$ 1,5 milhão.

Para os outros 40 colégios onde há classes de ensino infantil, “haverá adaptações [no sistema biométrico] e uma licitação específica”, sem prazos de início e término nem estimativa de investimentos.

As quatro primeiras escolas onde já se testa a biometria foram escolhidas por estarem ligadas à rede de fibra óptica da prefeitura: Olavo Bilac (no bairro Campo Grande), Waldery de Almeida (Santa Maria), Esmeraldo Tarquínio (Bom Retiro) e Maria Luiza Alonso Silva (Ponta da Praia).

 

Segurança

Em janeiro, a prefeitura de Santos informou que instalará câmeras de vigilância para monitorar o entorno das 80 escolas municipais. Serão adquiridos 500 equipamentos, cuja instalação está prevista a partir deste semestre.

Os aparelhos serão ligados à central de monitoramento existente no Paço Municipal, que foi submetida a reforma e de onde guardas municipais assistem às imagens geradas por outras câmeras afixadas no Centro, na orla e em bairros intermediários.