Escolas municipais de Santos controlarão presença de alunos por biometria
A Secretaria de Educação de Santos (72 km de São Paulo) controlará eletronicamente a presença dos alunos em sala de aula a partir do próximo ano. Um sistema biométrico, de identificação por meio de impressões digitais e um cadastro com foto, está sendo testado em quatro colégios municipais desde sexta-feira (18) e eliminará a tradicional lista de chamada em sala de aula.
Segundo a secretária, Jossélia Fontoura, a biometria ajudará a diminuir a quantidade de faltas e as “fugas” de estudantes entre uma aula e outra – o índice de ausências não foi informado. Também espera-se que o sistema ajude a controlar a quantidade de comida preparada nas refeições servidas aos alunos, reduzindo desperdícios. A rede municipal tem 22 mil matriculados no ensino fundamental.
Veja também
- Escolas municipais de São Paulo terão reprovação e boletim em 2014
- Câmara aprova obrigatoriedade de hasteamento da bandeira em escolas
- Colégio vende rifa a alunos para comprar material escolar em SP
- No PI, escola em que alunos assistiam aulas no chão recebe carteiras
- Projeto leva ensino da cultura africana para escola quilombola no MA
Os pais serão avisados automaticamente da ausência de alunos por SMS (mensagens de texto) enviados a seus telefones celulares. “Isso também favorece os professores, que ganharão tempo por não ter de controlar a frequência dos alunos em lista de chamada nem em diário de classe”, afirma Jossélia.
A conferência biométrica ocorrerá de forma diferente em cada fase do fundamental. Para alunos do 1º ao 5º ano, um computador conectado a um aparelho coletor de impressões digitais ficará na entrada de cada escola. Do 6º ao 9º ano, os aparelhos estarão instalados nas classes. “Como há vários professores, a verificação [de presença] será feita antes de cada aula”.
Na avaliação da secretária, a biometria será uma opção de segurança mais confiável do que outras. “O sistema de catracas eletrônicas é bom, mas falho. De repente, o aluno passa [pela catraca], mas não entra em sala de aula. Os aparelhos [biométricos] ficarão em cada sala”, compara.
A prefeitura espera que todas as 40 escolas de ensino fundamental adotem a biometria até o início de 2015. A instalação do serviço será feita por uma empresa que já foi contratada mediante concorrência pública e custará R$ 1,5 milhão.
Para os outros 40 colégios onde há classes de ensino infantil, “haverá adaptações [no sistema biométrico] e uma licitação específica”, sem prazos de início e término nem estimativa de investimentos.
As quatro primeiras escolas onde já se testa a biometria foram escolhidas por estarem ligadas à rede de fibra óptica da prefeitura: Olavo Bilac (no bairro Campo Grande), Waldery de Almeida (Santa Maria), Esmeraldo Tarquínio (Bom Retiro) e Maria Luiza Alonso Silva (Ponta da Praia).
Segurança
Em janeiro, a prefeitura de Santos informou que instalará câmeras de vigilância para monitorar o entorno das 80 escolas municipais. Serão adquiridos 500 equipamentos, cuja instalação está prevista a partir deste semestre.
Os aparelhos serão ligados à central de monitoramento existente no Paço Municipal, que foi submetida a reforma e de onde guardas municipais assistem às imagens geradas por outras câmeras afixadas no Centro, na orla e em bairros intermediários.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.