Inep publica "notas" das instituições de ensino avaliadas no Enade 2012

Do UOL, em São Paulo

O Inep Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou nesta sexta-feira (6) a tabela com os dados do CPC (Conceito Preliminar de Curso) e o IGC (Índice Geral de Cursos) das instituições de educação superior avaliadas no ano de 2012. 

A tabela está dividida em universidades, centros universitários, faculdades e cursos com CPC. BAIXE A TABELA COMPLETA AQUI (o arquivo está em .xls). 

Segundo o Inep, foram avaliadas 2.171 instituições. "A maioria (73,4%) obteve conceitos 3, 4 e 5. Na comparação com o período de 2007 a 2009, o avanço chegou a 22,1 pontos percentuais -- de 51,3% para 73,4%. Conceitos insatisfatórios caíram de 32,7% para 17,2%. Instituições sem conceito, que representavam 16,1% do total, passaram para 9,6%", informa nota publicada no site do órgão. 

Vestibulares suspenso

A lista com os cursos que tiveram seus vestibulares suspensos, após avaliação insatisfatória, também foi publicada hoje.

Dos 270 cursos de ciências humanas e sociais aplicadas, 103 são cursos de administração, 38 de direito, 51 de ciências contábeis e 16 de comunicação social. Cursos tecnológicos de gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design que tiveram notas repetidas abaixo da mínima exigida pelo ministério (3) também serão punidos

Consulte a relação de instituições com vestibulares suspensos

Deixarão de ser ofertadas 44.069 vagas no vestibular de verão do próximo ano dos cursos que tiveram pela segunda vez notas baixas na avaliação do MEC.

Qualidade

O MEC avaliou neste ano 8.184 cursos de ensino superior, divididos em dez carreiras de bacharelado e seis tecnológicas. Entre elas, por exemplo, estão direito, administração, relações internacionais, psicologia e comunicação social.

Desses, 12,9% foram considerados de qualidade insatisfatória e tiveram CPC (Conceito Preliminar do Curso) abaixo de 3 --nota mínima exigida pelo órgão. Entre os reprovados, há 728 cursos privados e 33 cursos de instituições federais de ensino.

Os cursos com nota insatisfatória passam por supervisão do MEC. Aqueles que, após a supervisão, repetem o desempenho ruim na segunda avaliação têm seus vestibulares suspensos. 

Dos 270 cursos com vestibular suspenso, 152 poderão reabrir seus vestibulares após um acordo de melhorias com o ministério.

Notícias relacionadas

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos