Topo

Em Curitiba, candidata tira o salto alto para tentar chegar em local de prova

8.nov.2014- A candidata Claudia Campoi Romã, 40, corre descalça para tentar chegar a tempo para a prova do Enem, no campus da PUC-PR, em Curitiba - Lucas Pontes/UOL
8.nov.2014- A candidata Claudia Campoi Romã, 40, corre descalça para tentar chegar a tempo para a prova do Enem, no campus da PUC-PR, em Curitiba Imagem: Lucas Pontes/UOL

Jorge Olavo

Do UOL, em Curitiba

08/11/2014 13h55

Os portões no campus da PUC-PR, em Curitiba, fecharam pontualmente às 13 horas. Minutos antes, a correria dos candidatos ao Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio) era grande entre os blocos da instituição, o que não evitou que pelo menos uma dúzia de estudantes fossem barrados na porta do bloco 5. Teve gente que tirou o salto alto para correr e outros que reclamaram da falta de informação dentro do campus.

Claudia Campoi Romã, 40 anos, queria fazer a prova para tentar uma vaga em direito. Tirou os sapatos de salto alto na frente do bloco 1, correu cerca de 300 metros descalça até o portão 5, mas não chegou a tempo. "Fui no jogo do meu filho e me atrasei. Foi por causa de 59 segundos", disse.

Já os estudantes Bruna dos Santos Rodrigues Marques, 18 anos; Bruno Leite de Castro, 21 anos; e Alaís Freitas, 20 anos, se queixaram da falta de informação dentro do campus. "Não tinha quem indicasse onde ficam os blocos e tudo fica muito longe aqui", disse Alaís, interessada em uma vaga de Odontologia. "Nos últimos dois anos fiz a prova aqui e tinha mais gente informando, com mapas", afirmou Bruno, candidato de ciências biológicas.

A equipe do UOL está no campus da PUCPR desde às 11h30 e acompanhou funcionários da instituição orientando estudantes em diferentes locais. Cerca de 4.500 inscritos fazem a prova em seis blocos da universidade.