Topo

Inep divulga notas individuais do Enem 2014; confira

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/01/2015 20h13Atualizada em 14/01/2015 08h37

Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 já podem consultar suas notas no site do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação) e responsável pela aplicação do exame. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (13). O UOL conseguiu acessar o site às 20h15, mas logo depois começou a apresentar instabilidade.

Mais de 6,1 milhões de candidatos fizeram as provas do Enem 2014. Os candidatos devem acessar o endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/.

Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação.

A escala de notas do Enem vai de 0 a 1.000 e para o cálculo não é levado em conta apenas o número de acertos -- a nota é calculada pela TRI (Teoria de Resposta ao Item). De forma prática, uma pergunta que teve baixo índice de acertos é considerada difícil e, por isso, tem mais "peso" na pontuação final. Já aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como fáceis e contam menos pontos na nota final do candidato. Um inscrito nunca vai tirar zero no Enem porque existem notas mínimas – que nunca partem do zero – e máximas para cada área do conhecimento.

Com os resultados do Enem, os inscritos podem concorrer a vagas nas universidades federais que integram o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos), a financiamentos do Fies (Programa de Financiamento Estudantil), além de poder usar a nota em diversos processos seletivos. A nota também pode ser utilizada para participação do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras.

Interessados em certificação do ensino médio podem utilizar a nota da prova para tal finalidade. Segundo o MEC, o inscrito na prova precisa obter nota mínima de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 500 pontos na redação.

Sisu e Prouni 2015

As inscrições para o Sisu acontecem entre os dias 19 e 22 de janeiro. Elas deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço www.sisu.mec.gov.br.

O estudante deve ter feito a edição 2014 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e não ter zerado a redação para participar do processo. O candidato poderá se inscrever em até duas opções de vagas.

O Prouni recebe inscrições de 26 a 29 de janeiro. Entre os principais requisitos para participar do processo estão:

  • Não possuir diploma de curso superior
  • Ter participado da edição 2014 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral
  • Ter renda familiar mensal de até três salários mínimos

Como foi a prova

O Enem 2014 foi marcado por atrasos, faltas e mais de 1.500 eliminações. Além disso, o exame teve candidatos presos, uma grávida que entrou em trabalho de parto durante a prova e uma mulher que morreu no local em que faria o exame.

Além disso, dias depois da aplicação das provas um candidato do Piauí afirmou ter recebido uma foto com o tema de redação horas antes do início do segundo dia do Enem. A Polícia Federal investiga o caso, mas já confirmou que o tema foi realmente vazado.

No final de novembro, um grupo suspeito de fraudar Enem -- e vestibulares de medicina -- foi preso em Minas Gerais. A polícia informou que a quadrilha agia colocando pessoas para fazerem parte das provas rapidamente, os chamados "pilotos". Em seguida, eles saiam com as questões resolvidas e repassavam as respostas aos candidatos por meio de transmissão eletrônica.

O grupo preso obteve cópia de todos os cadernos de questões dez minutos antes do início do certame, segundo o delegado Antônio Júnio Dutra Prado, do grupo de Combate a Organizações Criminosas.