Topo

MEC divulga notas individuais do Enem 2017; veja como acessar

Ananda Migliano/Futura Press/Folhapress
Imagem: Ananda Migliano/Futura Press/Folhapress

Luciana Amaral, Mirthyani Bezerra e Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em Brasília e em São Paulo

18/01/2018 11h58Atualizada em 18/01/2018 16h50

Candidatos que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017 já podem consultar suas notas.

O acesso ao desempenho de cada participante foi liberado nesta quinta-feira (18) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do MEC (Ministério da Educação) responsável pela organização do exame.

Até o início da tarde, o site do órgão enfrentava instabilidade, e estudantes relataram nas redes sociais dificuldade em acessar o sistema. Questionado pelo UOL sobre a instabilidade no ambiente em que o candidato pode consultar suas notas, o ministro da Educação, Mendonça Filho, pediu calma na hora de fazer a consulta.

“Recomendo calma, cautela e controle da ansiedade. Sei que é um momento importante para milhões de jovens em todo o Brasil, mas é preciso ter a clareza de que o exame é seguro, que as notas estarão disponíveis e cada um terá a oportunidade de acessar justamente a informação relativa à sua nota respectiva”, disse.

18.jan.2018 - Site do Inep para consulta de notas individuais do Enem - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Mendonça Filho também afirmou que o sistema foi reforçado para a divulgação das notas. “Com todo o respeito, eu não posso conceder uma entrevista falando sobre o funcionamento do sistema porque eu não estou operando o sistema. O que posso afirmar é que o sistema foi reforçado. Nós melhoramos o desempenho em comparação com anos anteriores e os resultados relativos à divulgação de várias outras etapas com relação à educação e às políticas educacionais do MEC dos últimos meses demonstram isso claramente”, disse o ministro.

O boletim de desempenho traz as notas alcançadas pelo candidato em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas no Enem (linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza), além da prova de redação. Para consultar as notas, o candidato deve ter em mãos seu CPF e a senha cadastrada no período da inscrição. Caso tenha esquecido ou perdido a senha, é possível recuperá-la.

Leia também: 

Maria Inês Fini, presidente do Inep, afirmou que não houve “surpresas negativas” nos resultados do Enem, disse ter gostado das análises feitas posteriormente e elogiou o tema da redação.

“As escolhas dos textos de ciências humanas foram muito felizes. A prova de matemática foi muito bem equilibrada do ponto de vista acadêmico e científico”, falou.

Sobre mudanças para a edição do Enem deste ano, Fini disse que a aplicação das provas em dois domingos será mantida junto com “tudo o que é bom e deu certo, vai continuar”.

Das mais de 4,7 milhões de redações corrigidas no Enem 2017, 6,5% receberam nota zero, ou seja, cerca de 309 mil dos textos. Dentre os motivos, destacou-se o aumento de redações que fugiram ao tema. Em 2016, 0,78% delas apresentaram o problema, e agora esse número cresceu para 5,01%, um aumento de 6,4 vezes.

A divulgação das notas máximas e mínimas foi feita na manhã desta quinta antes da liberação do acesso dos participantes às suas notas individuais.

O MEC também anunciou que a abertura das inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) foi antecipada para 23 de janeiroSegundo Mendonça Filho, o prazo para que os participantes do Enem tentem uma vaga em instituição pública de ensino superior de seu interesse será de 23 a 26 de janeiro. Além disso, 27 universidades portuguesas já aceitam a nota do Enem como critério para ingresso.

Polêmica na redação

Após disputa na Justiça poucos dias antes da prova do Enem no ano passado, ficou decidido: o candidato que desrespeitar os direitos humanos não terá nota zero na redação automaticamente, mas poderá perder pontos.

A decisão da ministra Cármen Lúcia, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), foi dada às vésperas da aplicação do exame. O MEC não recorreu e prometeu acatá-la.

No entanto, apesar de não zerar automaticamente a nota da redação, ferir os direitos humanos pode levar à perda de até 200 pontos na prova –a nota máxima a ser alcançada por um candidato é 1.000.

Isso porque são cinco as competências avaliadas na redação, cada uma valendo 200 pontos. Na competência 5, é avaliada a capacidade do candidato em “elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.

No ano passado, o tema da redação foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Apesar de ter sido elogiado por professores ouvidos pelo UOL, eles alertaram que, por se tratar de uma proposta muito específica, o candidato poderia eventualmente cair em fuga ao tema –erro que pode zerar a nota da redação

Mudanças

Mais caro e sem certificar para o ensino médio, o Enem 2017 registrou 7,6 milhões de inscritos –o menor número desde 2013, quando 7,8 milhões se inscreveram para a prova.

Já a taxa de inscrição, que era de R$ 68, passou para R$ 82. Segundo o Inep, o reajuste foi feito para repor a inflação dos últimos anos.

A redução no número de inscritos já era esperada pelo Inep –segundo o órgão, cerca de 11% do total de inscritos fizeram o Enem em busca da certificação em 2016.

Foi também a primeira vez em que o exame passou a ser realizado em dois domingos consecutivos. No ano passado, as provas foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Houve mudanças também nas regras de isenção para participantes de baixa renda, que incluíram pela primeira vez um cruzamento de dados com o Cadastro Único do governo federal.

Candidatos que tiveram isenção da taxa de inscrição e não compareceram às provas terão de justificar a ausência por meio do espaço do participante no portal do Enem, como com atestado médico, por exemplo. Caso não haja uma justificativa considerada cabível, eles só poderão ficar isentos na edição deste ano da prova se pagarem a taxa retroativa.