Topo

Enem 2019: 10 filmes que vão te ajudar a estudar para a prova

Sala de cinema - Getty Images
Sala de cinema Imagem: Getty Images

Carolina Cunha

Colaboração para o UOL

11/10/2019 04h00

Falta menos de um mês para as provas do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio). Alguns estudantes já não aguentam mais estudar, outros estão apenas revisando apostilas. Mas ninguém é de ferro. Enquanto faz uma pausa nos estudos, que tal se divertir sem culpa? Você pode se preparar para a prova com a ajuda de um bom filme.

As histórias acrescentam repertório sociocultural e revelam assuntos debatidos pela sociedade. Podem ainda ser citadas como embasamento de uma questão ou na contextualização de um tema da redação. Mas cuidado: o conteúdo é complementar e não deve substituir o material didático.

Pensando nisso, o professor Diogo Mendes, de literatura da plataforma Descomplica, e a equipe da SAS Plataforma de Educação, selecionaram filmes que podem te ajudar na prova.

Confira a lista a seguir:

1. Quanto tempo o tempo tem (2015)

Direção: Adriana L. Dutra e Walter Carvalho

Sobre o que é? Especialistas explicam o conceito de tempo de diferentes civilizações, e porque alguns de nós nunca têm tempo suficiente.

Por que assistir? O documentário brasileiro levanta discussões filosóficas sobre como o tempo tem se tornado moeda de troca e algo cada vez mais precioso e raro.

Esses relatos atravessam diversos assuntos, como por exemplo, quanto os cientistas ainda hoje perseguem a eternidade, principalmente a partir da fusão do homem com a máquina.

Outra abordagem feita por historiadores é sobre a previdência. Quando ela foi criada a expectativa de vida era outra, então o modelo de previdência parecia algo interessante. (Diogo Mendes - Descomplica).

2. A Terra é Plana (2018)

A Terra é Plana - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Direção: Daniel J. Clark

Sobre o que é? O documentário traz um olhar sobre os terraplanistas, um crescente grupo de pessoas que acredita na teoria da conspiração de que a Terra, na verdade, é plana.

Por que assistir? O filme ajuda a entender a ciência na era da pós-verdade. Vivemos um grande momento anti-iluminista, no qual as teorias científicas estão sendo colocadas à prova.

Hoje em dia, a verdade está cada vez mais difícil de alcançar já que cada um tem a sua. O documentário nos ajuda a entender o porquê do confronto que essas teses vêm enfrentando no nosso tempo. (Diogo Mendes - Descomplica).

3. Nise - O Coração da Loucura (2015)

Nise - O Coração da Loucura - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Direção: Roberto Berliner

Sobre o que é? Esse filme é inspirado na história real da Nise da Silveira, uma psiquiatra contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia na década de 1950. Ela usa como tratamento a terapia ocupacional e inspira e encoraja seus pacientes a produzirem arte.

Por que assistir? O filme é bastante inspirador para essa reta final de Enem. A obra mostra como é importante conhecer os personagens da história da cultura brasileira.

É um filme que dialoga tanto com a área biomédica, por falar de problemas mentais e seus tratamentos, quanto com a de humanas, ao mostrar a arte além de condição de entretenimento e cultura. Também aborda questões de machismo e preconceito, mostrando como ela ajudou a combatê-los. (Diogo Mendes - Descomplica).

4. Uma noite de doze anos (2018)

Uma noite de doze anos - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Direção: Alvaro Brechner

Sobre o que é? Entre 1973 e 1985, muito antes de ser presidente do Uruguai, José Mujica luta para sobreviver a 12 de prisão e tortura junto com outros presos políticos que lutam contra a ditadura.

Por que assistir? A obra mostra um olhar sobre os malefícios da ditadura na América Latina. É uma aula de humanidade. Em tempos em que o autoritarismo está crescente no mundo, é importante alertar para os riscos dessa forma hierárquica de estabelecermos as relações políticas e sociais.

É importante entendermos o quão grave é essa situação e nos afastarmos dela. Precisamos estudar e pesquisar para que isso não volte a se repetir.

Além de tudo, Mujica é uma persona que muitas vezes é usada como argumento de autoridade para determinados temas de redação. (Diogo Mendes - Descomplica).

5. Eis os delírios do mundo conectado (2016)

Direção: Werner Herzog

Sobre o que é? O documentário explora os impactos exercidos pela internet na sociedade contemporânea, de suas origens até seus feitos mais surpreendentes. Através de entrevista, o diretor revela de que maneira o mundo virtual passou a controlar praticamente tudo o que está à nossa volta.

Por que assistir? A tecnologia é uma das temáticas mais presentes nas provas do Enem. O filme proporciona uma reflexão sobre os limites e as fronteiras do mundo virtual. Eles contam desde o início da história da internet até a aplicação dela na chegada à Marte.

Um dos destaques é o capítulo sobre a educação que evidencia como esse campo se desenvolveu com o progresso da tecnologia. No entanto, os avanços se mostram como ameaças, principalmente quando se mistura inteligência artificial e a questão humana. (Diogo Mendes - Descomplica).

6. A rede social (2010)

A rede social - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Direção: David Fincher

Sobre o que é? O filme mostra Mark Zuckerberg em sua época de estudante em Harvard, trabalhando em um novo conceito do que viria a ser mais tarde o Facebook.

Por que assistir? Apesar do caráter biográfico, o filme consegue propor reflexões sobre como a sociedade se interessa por informação e pela vida das pessoas e como a modernização da tecnologia interfere na estrutura e na própria lógica dos meios de comunicação e da circulação das informações.

É interessante pensar como o espaço geográfico está cada vez mais integrado às inovações tecnológicas e informacionais, além de observar como isso impacta a nossa própria forma de interagir e estar no mundo. (SAS Plataforma de Educação).

7. Ônibus 174 (2002)

Ônibus 174 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Direção: José Padilha e Felipe Lacerda

Sobre o que é? O filme traz muitas imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais sobre o sequestro do ônibus 174, que aconteceu na zona sul do Rio de Janeiro em 2000. O fato ocorreu em 12 de junho e foi transmitido ao vivo para todo o país durante quatro horas. O documentário também aborda a vida do sequestrador, um menino de rua que sobreviveu à Chacina da Candelária.

Por que assistir? Após assistir ao documentário, é importante pensar sobre: os fatores que podem levar crianças e adolescentes a ingressarem no mundo do crime; os impactos dessa realidade para a sociedade e especialmente para esses jovens; o papel da sociedade e do Estado na resolução dessas questões; e as medidas possíveis para resolver esses problemas sociais. (SAS Plataforma de Educação).

8-Entre os muros da escola (2008)

Entre os muros da escola - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Direção: Laurent Canent

Sobre o que é? Um professor de língua francesa trabalha em uma escola de ensino médio, na periferia de Paris. Ele tem que lidar com muitos conflitos além do simples aprendizado de seus alunos. Dentro deste ambiente, é possível perceber o preconceito, a desigualdade social e a violência.

Por que assistir? A obra aborda questões muito atuais como a existente contenção à imigração ilegal e os fluxos migratórios decorrentes de guerras e problemas ambientais. O filme tem o propósito de apresentar um recorte social, sem propor soluções sobre os conflitos expostos, mas trazendo reflexões sobre eles. (SAS Plataforma de Educação).

9. Biutiful (2010)

Biutiful - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Direção: Alejandro González Iñarritu

Sobre o que é? Neste filme, o protagonista tem uma esposa instável, cuida sozinho dos filhos e ganha a vida em Barcelona coordenando vários negócios ilícitos, sendo um deles a exploração de imigrantes. Ele também ganha dinheiro por meio do seu dom de falar com os mortos. Após descobrir que possui um câncer terminal, decide fazer o bem.

Por que assistir? O filme propõe uma visão sobre as faces da precarização do trabalho, mostrando as contradições sociais e econômicas existentes em alguns centros urbanos no mundo, expondo as diferentes condições de vida dos seres humanos. A obra tem a intenção de mostrar como o regime capitalista e a globalização transformaram o modo como as pessoas se relacionam entre si e com o mundo. (SAS Plataforma de Educação).

10. Gattaca - experiência genética (1997)

Direção: Andrew Niccol

Sobre o que é? Num futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas inválidas e inferiores. O protagonista do filme é um "inválido", que tem o sonho de viajar para o espaço.

Para isso, esconde sua verdadeira origem e consegue um lugar de destaque em corporação. Mas um misterioso caso de assassinato pode colocar em risco o seu passado.

Por que assistir? O filme levanta discussões filosóficas e éticas geradas a partir dos avanços científicos, como a eugenia, em que os seres humanos são manipulados artificialmente. Nesta obra, é importante refletir sobre o avanço da ciência, questionando-se sobre os limites dessa interferência e os aspectos benéficos e prejudiciais dos avanços científicos. (SAS Plataforma de Educação).