Topo

Enem 2021: quais são os assuntos que mais caem nas questões de inglês?

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Giorgia Cavicchioli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/09/2021 04h00

O conteúdo de inglês no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está dentro da prova que acontece no primeiro dia, em 21 de novembro. Na data, serão cobradas 45 questões de linguagens e 45 de ciências humanas. Além disso, os estudantes também vão precisar fazer a prova de redação.

As versões digital e impressa do Enem têm as mesmas perguntas e vão ser realizadas no mesmo dia. O aluno escolhe se vai responder as questões de língua estrangeira entre as duas disponíveis: inglês e espanhol. O UOL selecionou, com a ajuda de professoras, os temas que mais caem em inglês.

De acordo com Sirlene Aarão, do Curso Anglo, desde o início, a prova de língua inglesa tem como foco a leitura e a interpretação de texto.

"Em que o aluno tem que prestar atenção? São cinco questões só, mas são cinco questões que envolvem gêneros diferentes", explica.

"Ele tem que estar acostumado com diferentes tipos de texto. Inclusive, a última prova do Enem foi a mais difícil que a gente já teve de língua inglesa. A gente tinha textos literários, poesias? Então os alunos tendem a sofrer mais", diz.

A dica é estar acostumado a ler em inglês, mas estar acostumado a ler textos diferentes.
Sirlene Aarão, professora do Curso Anglo

A professora Maria Cristina Armaganijan, coordenadora do Objetivo, faz o mesmo alerta. "A gente sempre diz que o que tem que fazer em inglês é ler. Tem que ler tudo o que aparece na sua frente. Seja uma revista em quadrinhos, uma bula de remédios, uma notícia de internet, uma letra de música, porque tudo isso acrescenta no seu vocabulário", afirma.

De acordo com ela, o Enem quer avaliar se a pessoa tem conhecimento da língua, o hábito de leitura e se sabe interpretar aquilo que foi lido. "Ele precisa ter domínio da língua, isso é primordial, além da capacidade de compreensão e bom senso. Tem que ter bom senso. Se eu fui até a feira e comprei laranja, banana e alguma coisa, essa alguma coisa não é geladeira", explica.

"Nenhum aluno vai chegar ao dia da prova e saber todo o vocabulário. Mesmo que tenha morado nos EUA por dez anos, ele não sabe todo o vocabulário, como a gente não sabe todo o vocabulário em português. Mas o aluno tem que ter a capacidade de contextualizar", afirma.

Segundo Armaganijan, não é imprescindível que a pessoa saiba a tradução das palavras. Mas ela precisa saber o que aquela palavra está representando dentro do contexto do texto mostrado na prova.

Sobre os temas, diz que o Enem tem, atualmente, trabalhado bastante com questões sociais. "Tem caído muito texto que se refere à preconceito, violência contra a mulher, refugiados. Esses temas sociais têm percorrido muito a prova do Enem", diz.

Veja os cinco assuntos que mais caem em inglês

  • Leitura e interpretação de texto;
  • Vocabulário;
  • Localização de informação no texto;
  • Síntese;
  • Identificação de outras culturas.