Rejeição na sala de aula afeta desempenho escolar, diz pesquisa
A rejeição que alguns estudantes sofrem na sala de aula, seja por parte dos colegas ou dos professores, tem impacto no desempenho escolar, principalmente entre as crianças da 4ª série do ensino fundamental, de acordo com dados do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).
Segundo os dados, que revelam, pela primeira vez, a influência da rejeição e da amizade na sala de aula no desempenho do estudante, a média de rendimento dos alunos que se sentem "deixados de lado" na turma fica abaixo da obtida por aqueles que não vivenciam a mesma situação.
Na 4ª série, 13% dos alunos declaram se sentir "deixados de lado" na sua turma; outros 34% afirmam que essa situação ocorre às vezes; para 52% não há rejeição; e 1% não respondeu.
Entre o conjunto de estudantes que dizem sempre se sentir "deixados de lado" na sala de aula, a média foi de 145,3 na prova de português do Saeb de 2003. Enquanto a pontuação dos que declararam nunca terem sido rejeitados na turma chegou a 178,5. Em Matemática, a diferença é de 29,4 pontos (155,8 a 185,2, respectivamente). Os números foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação).
"Esses dados devem ser tratados a partir da idéia de que a existência de um ambiente escolar harmonioso e voltado para o aprendizado eleva o desempenho médio dos estudantes. Fatores como amizade e rejeição influem na construção de um clima favorável ou desfavorável ao aprendizado", afirma Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep.
Na 8ª série do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio, onde 12% e 9% dos estudantes, respectivamente, declaram se sentir "deixados de lado" na sala de aula, a influência da rejeição é menor. Na 8ª série, a diferença entre a média deles e dos que afirmam não serem rejeitados é de 14 pontos, na prova de português (220 a 233,8), e, na 3ª série, de 10 pontos (258 a 267,7).
Segundo os dados, que revelam, pela primeira vez, a influência da rejeição e da amizade na sala de aula no desempenho do estudante, a média de rendimento dos alunos que se sentem "deixados de lado" na turma fica abaixo da obtida por aqueles que não vivenciam a mesma situação.
Na 4ª série, 13% dos alunos declaram se sentir "deixados de lado" na sua turma; outros 34% afirmam que essa situação ocorre às vezes; para 52% não há rejeição; e 1% não respondeu.
Entre o conjunto de estudantes que dizem sempre se sentir "deixados de lado" na sala de aula, a média foi de 145,3 na prova de português do Saeb de 2003. Enquanto a pontuação dos que declararam nunca terem sido rejeitados na turma chegou a 178,5. Em Matemática, a diferença é de 29,4 pontos (155,8 a 185,2, respectivamente). Os números foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação).
"Esses dados devem ser tratados a partir da idéia de que a existência de um ambiente escolar harmonioso e voltado para o aprendizado eleva o desempenho médio dos estudantes. Fatores como amizade e rejeição influem na construção de um clima favorável ou desfavorável ao aprendizado", afirma Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep.
Na 8ª série do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio, onde 12% e 9% dos estudantes, respectivamente, declaram se sentir "deixados de lado" na sala de aula, a influência da rejeição é menor. Na 8ª série, a diferença entre a média deles e dos que afirmam não serem rejeitados é de 14 pontos, na prova de português (220 a 233,8), e, na 3ª série, de 10 pontos (258 a 267,7).
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