Topo

Estudantes das área rural e urbana têm desempenho diferente no Saeb

Da Redação<br><br/> em São Paulo

28/09/2004 10h58

Dados do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) mostram diferenças no desempenho de estudantes das áreas rural e urbana em todo o Brasil.

Na área rural, o desempenho dos estudantes da 4ª série do ensino fundamental em leitura, por exemplo, é 29,2 pontos menor que o das crianças que estudam em área urbana. Em todas as regiões, o desempenho na área rural é inferior, mas a diferença é maior na região Nordeste, de 23,21 pontos. A menor diferença de desempenho acontece no Sudeste: 15,7 pontos.

A comparação entre as regiões mostra, ainda, que os estudantes da área urbana com desempenho melhor estão no Sudeste (182,5) e os com menor aproveitamento na avaliação concentram-se no Nordeste (158). De acordo com o Saeb, na 4ª série do ensino fundamental é esperado que o estudante alcance 200 pontos em leitura, patamar considerado minimamente satisfatório.

A diferença de desempenho no Saeb entre estudantes das áreas urbana e rural da 4ª série do ensino fundamental, em matemática, é menor no Norte, de 12,3 pontos. No Brasil, a diferença de pontuação chega a 27,8 pontos.

Na região Nordeste, os alunos da área rural têm o desempenho mais baixo do país, e esta é também a região em que a distância de desempenho para as crianças que moram nas cidades é maior: 21,3 pontos. Em Matemática, o esperado é que o estudante da 4ª série também atinja 200 pontos.