Gama Filho e UniverCidade têm 10 dias para entregar documentos a alunos
O Procon do Rio de Janeiro entregou nesta quarta-feira (15) uma notificação à Galileo Educacional, que administra a Universidade Gama Filho e o Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), determinando um prazo de no máximo dez dias para que todos os documentos necessários para a transferência sejam entregues aos alunos.
LEIA MAIS
- MEC descredencia Universidade Gama Filho e UniverCidade
- Descredenciamento de universidades é decisão arbitrária, diz Galileo
- Alunos da Gama Filho vão para Brasília protestar contra descredenciamento
- Descredenciamento de Gama Filho e UniverCidade afeta 9,5 mil alunos no RJ
- Galileo pede "paciência" a alunos da Gama Filho e da UniverCidade
- MEC descarta federalização da Gama Filho e da UniverCidade
Segundo uma nota divulgada pelo Proncon, a dificuldade dos estudantes em conseguir o documento ocorre por conta da greve de funcionários e pelo descredenciamento das instituições pelo MEC (Ministério da Educação).
O órgão ainda deu um prazo de 48 horas para que a Galileo demonstre que está tomando as medidas necessárias.
A administradora tem 15 dias para apresentar a sua defesa em relação à acusação de que estaria impondo dificuldades à transferência dos alunos. Em caso de descumprimento, a Galileo pode ser multada pelo órgão.
A Galileo não foi encontrada na noite desta quarta para comentar a notificação.
Descredenciamento
No último dia 13, o MEC informou que iria descredenciar a Universidade Gama Filho e a UniverCidade. Segundo a pasta, os motivos foram a baixa qualidade acadêmica, o grave comprometimento da situação econômico-financeira da mantenedora e a falta de um plano viável para superar o problema, além da crescente precarização da oferta da educação superior.
Após a decisão de descredenciar as duas unidades, o MEC informou que os alunos das duas instituições serão todos transferidos.
Nos próximos dias, a Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior) divulgará edital convocando as instituições de educação superior do Rio de Janeiro que tenham interesse e condições para receber os alunos regularmente matriculados de modo a garantir a continuidade da formação, o aproveitamento dos estudos, a permanência em programas federais de acesso ao ensino superior e condições satisfatórias de qualidade da oferta e economicamente compatíveis aos estudantes em situação de transferência acadêmica. A publicação do edital dará início ao processo de transferência assistida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.