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Ideb 2013: Ensino melhora pouco nos anos iniciais e desaponta no médio

Marcelle Souza

Do UOL*, em São Paulo

05/09/2014 15h46Atualizada em 07/09/2014 12h55

Os dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2013, divulgados nesta sexta-feira (5) pelo MEC (Ministério da Educação), mostram que o Brasil só conseguiu bater a meta de qualidade nos primeiros anos do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano). Nas demais séries, as notas foram insatisfatórias e o país não atingiu as projeções feitas para 2013.

A única fase que conseguiu atingir a meta do MEC foi a primeira etapa do ensino fundamental (do 1º ano 5º), que tirou 5,2. A meta de qualidade era de 4,9. Em 2011, o Ideb do primeiro ciclo do ensino fundamental foi 5,0. A escala do Ideb vai de zero a dez.

Os números divulgados hoje mostram que a evolução em qualidade ficou abaixo do esperado nos últimos anos ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Do total, 19 estados não atingiram a meta nacional de qualidade de 4,4 para esta etapa de ensino. Alagoas foi o Estado que apresentou maior diferença no índice, com nota de 3,1. No Ideb 2013, a avaliação geral desses estudantes foi de 4,2 – pouco acima da nota de 2011, quando a média nacional foi de 4,1.

Em coletiva sobre o tema na tarde desta sexta, o ministro Henrique Paim afirmou que o crescimento do Ideb nos anos iniciais é "importante". “Em relação aos anos finais, nós conseguimos elevar essas crianças que estavam num patamar muito baixo. Não conseguimos atingir a meta e elevar esse patamar, nós precisamos trabalhar para ter o desempenho necessário para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio”, afirmou.

Ensino médio

No ensino médio, os alunos tiraram 3,7 na avaliação divulgada hoje -- a mesma nota do ano do Ideb 2011. Sem avanços, o país não conseguiu alcançar a meta de 3,9 projetada para 2013.

Além disso, as notas do ensino médio de treze Estados tiveram queda no Ideb de 2011 para 2013. São eles: Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Roraima, Tocantins, Amazonas, Amapá, Maranhão, Bahia e Mato Grosso.

O Ideb é divulgado a cada dois anos e leva em conta os resultados da Prova Brasil. São disponibilizadas as notas para os anos iniciais (1º ao 5º anos) e finais (6º ao 9º anos) do ensino fundamental e para o ensino médio.

"Essa onda de melhoria que chegou aos anos iniciais acaba chegando, mas não no ritmo necessário e isso faz com que haja uma reflexão que está concentrada nas questões estruturais", afirmou Paim sobre os resultados do ensino médio.

Estaduais, municipais e privadas

Nos anos iniciais do ensino fundamental, o maior avanço ocorreu nas redes estaduais: de 5,1 em 2011 para 5,4 em 2013. Nas escolas municipais de todo o país, a nota também aumentou, saindo de 4,7 em 2011 para 4,9 em 2013. Os governos municipais são os principais responsáveis por essa etapa de ensino na rede pública do país. As escolas particulares atingiram a melhor nota: 6,7 em 2013.

Na segunda fase do ensino fundamental, as redes estaduais saíram de 3,9 em 2011 para 4,0 em 2013. A nota das escolas municipais continuou a mesma, 3,8 nas duas últimas avaliações do Ideb. Nesta etapa, a rede privada caiu de 6,0 em 2011 para 5,9 em 2013.

Já o ensino médio teve o pior desempenho nas três redes. Entre as públicas, escolas estaduais e municipais mantiveram a nota 3,4. Já as privadas caíram de 5,7 para 5,4.

*Com Bruna Borges, em Brasília