Topo

Para candidatos, matemática foi a prova mais difícil do 2º dia de Enem

Leonardo Martins, Bruno Aragaki e Carlos Madeiro

Do UOL, em São Paulo, no Rio e Maceió

12/11/2017 17h47

Muitos cálculos e uma prova extensa. Para diversos candidatos que fizeram as provas deste domingo (12) do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no colégio Objetivo, na avenida Paulista, região central de São Paulo, as questões de hoje tinham um nível de dificuldade alto.

Matemática, matéria temida por muitos estudantes, foi eleita pelos candidatos a mais difícil da prova de hoje. Entre as questões, eles disseram que caíram temas como o jogo campo minado, margem de erro em pesquisa eleitoral, cálculo de taxa de desemprego a partir de dados apresentados e ainda o tempo de resposta de um motorista que estivesse fazendo uso do celular enquanto dirigia.

Esse é o primeiro ano do Enem em que as provas de matemática e ciências da natureza, que tem questões de química, física e biologia, acontecem no mesmo dia.

Júlio Cesar, 17, fez Enem pela primeira vez - Leonardo Martins/UOL - Leonardo Martins/UOL
Júlio Cesar, 17, fez Enem pela primeira vez
Imagem: Leonardo Martins/UOL

Júlio César, 17, fez o Enem pela primeira vez e ressaltou que foram cobrados conceitos que sua escola, que é pública, nunca havia ensinado.

"Para uma primeira vez eu achei a prova muito difícil mesmo. Estava longa e tinha muita conta para fazer. A matéria mais difícil foi matemática, cobraram coisas que eu nunca havia visto na escola pública, que é de onde eu vim", contou o candidato, que quer cursar contabilidade. "Algumas questões tiveram que ser no chute."

Giovanna Queiroz, 18, quer cursar enfermagem e também elegeu matemática como a matéria mais difícil. "O nível estava normal até, razoável. Acho que não consegui fazer umas cinco questões. E matemática, com certeza, foi a matéria mais difícil."

Cláudio Wallace, 17, prestou o Enem como treineiro - Leonardo Martins/UOL - Leonardo Martins/UOL
Cláudio Wallace, 17, prestou o Enem como treineiro
Imagem: Leonardo Martins/UOL

Quem fez como treineiro para sentir o "clima" da prova também constatou o nível de dificuldade das questões. Foi o caso de Cláudio Wallace, 17, que fez o Enem pela primeira vez e ainda não decidiu a carreira que quer seguir.

"Fiz o Enem dessa vez só para saber como foi a prova, então não me preparei direito, no ano que vem será de verdade. Mas a matéria mais difícil com certeza foi matemática, muitos cálculos", endossou.

Por outro lado, os amigos Gustavo Nascimento e Giovanna Viccino, ambos de 17 anos e que também fizeram o Enem como treineiros, não viram tanta dificuldade na prova --inclusive nas questões de matemática.

"A prova em si não estava tão difícil, achei tranquila até. Mas física tava muito difícil, muita coisa que eu esqueci de revisar, muitos cálculos, para mim foi a mais difícil", disse Giovanna, que quer cursar engenharia de produção.

Gustavo, que quer ser biólogo, concorda com sua amiga: "Dava para fazer de boa, não estava muito difícil. Matemática e física, com certeza, tinham as questões mais difíceis".

Giovanna Viccino, 17, e Gustavo Nascimento, 17, que prestaram o Enem 2017 como treineiros - Leonardo Martins/UOL - Leonardo Martins/UOL
Giovanna e Gustavo também fizeram o Enem como treineiros e não acharam a prova "tão difícil"
Imagem: Leonardo Martins/UOL

Larissa de Santana, 19, também achou a prova "tranquila". Para ela, a segunda etapa do Enem tinha enunciados menores, o que ajudou na hora de fazer os cálculos.

"Para mim foi bem menos cansativa. Mais tranquila que o primeiro dia com a redação, só algumas questões de matemática que estavam confusas. Os enunciados menores facilitam para mim porque quando eu tenho que ler algo muito grande, eu chego no final do texto e esqueço o começo. Fica difícil", contou Larissa, que pretende cursar administração.

Douglas Correia, 20, que faz Enem pela terceira vez e quer cursar educação física - Carlos Madeiro/UOL - Carlos Madeiro/UOL
Douglas Correia, 20, achou a prova de química fácil
Imagem: Carlos Madeiro/UOL

Candidatos que deixaram a Faculdade Alagoana de Tecnologia, em Maceió, também se dividiram sobre a dificuldade da prova.

Douglas Correia, 20, fez o exame pela terceira vez e quer cursar educação física. Ele achou a prova de química fácil.

“Tinha umas fórmulas mais fáceis, que eu estudei bem. Acho que me sai bem."

Sâmella Ellen, 22, também fez o Enem pela terceira vez e quer cursar fisioterapia. Mas, para ela, este foi o ano em que a prova estava mais difícil.

"Achei a prova razoável. Dos anos que fiz, esse foi o mais difícil, tinha muito texto. Cada ano parece que botam mais", conta.

 Sâmella Ellen, 22, fez o Enem pela terceira vez e quer cursar fisioterapia - Carlos Madeiro/UOL - Carlos Madeiro/UOL
Sâmella Ellen, 22, achou este ano de Enem o mais difícil
Imagem: Carlos Madeiro/UOL

CONFIRA O GABARITO EXTRAOFICIAL DESTE DOMINGO (12)