Ao lado do irmão treineiro, veterana do Enem critica prova em duas semanas: 'Piorou ansiedade'
Uma das principais mudanças anunciadas pelo Inep, neste ano, a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em dois domingo distintos (dia 5 e 12 de novembro) recebeu críticas da estudante Anny Lima, 18: "Só piorou a ansiedade".
Cerca de 6,7 milhões de candidatos fizeram as provas hoje.
- Ao final da prova, o UOL receberá professores do Curso Objetivo que farão a correção ao vivo de algumas das questões mais difíceis da prova. Acompanhe também no UOL a divulgação do gabarito extraoficial e a correção online comentada das 90 perguntas do primeiro dia do exame. Atenção aos horários
Ao lado de seu irmão, Fylypi Lima, 17, que presta Enem como treineiro, Anny disse o nervosismo duplicou na semana entre os dois dias de prova. Segundo ela, se ainda fosse em apenas um fim de semana, a carga emocional seria bem menor.
"Eu prefiro muito mais dois dias seguidos porque, pensa, você faz a prova no sábado e a outra no domingo e pronto, já tira toda a ansiedade de uma vez. Essa semana foi muito tensa e só me deixou mais ansiosa", afirmou a estudante, que quer fazer engenharia química na USP (Universidade de São Paulo).
Durante a semana a dupla de irmãos disse ter revisado algumas fórmulas de matemática e não corrigiram o gabarito para não prejudicar o desempenho no segundo dia de prova.
"Só usei a semana para memorizar algumas fórmulas importantes e não corrigi o gabarito. Eu não corrijo pra não afetar o resultado do segundo dia. Se você for ver, afeta tanto pro bem quanto pro mal, se você tiver ido bem pode relaxar e se tiver ido mal fica desmotivado. Eu deixo pra corrigir quando chega o gabarito oficial", diz Anny.
Fylypi, que ano que vem pretende fazer engenharia mecatrônica também na USP, disse ter seguido os passos da Irma mais velha. "Eu estou aqui mais para sentir o clima do Enem e também por isso não corrigi minha prova do primeiro dia, mas passei a semana revisando algumas fórmulas com a minha irmã."
Como foi o primeiro dia:
- Confira o gabarito extraoficial das provas de humanas e linguagens
- Prova de filosofia foi a maior dificuldade do 1º dia de Enem, dizem professores
- Professores elegem as 5 questões mais difíceis do 1º dia. Consegue resolver?
Gabaritos e resultados
O gabarito oficial desta edição do Enem será divulgado pelo Inep até o dia 16 de novembro.
A previsão é de que o resultado oficial, com as notas individuais de cada candidato, seja divulgado em 19 de janeiro de 2018.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.