Topo

Ao lado do irmão treineiro, veterana do Enem critica prova em duas semanas: 'Piorou ansiedade'

Fylypi Lima, 17, que presta Enem como treineiro, e sua irmã mais velha, Anny Lima, 18, candidata pela terceira vez - Leonardo Martins/UOL
Fylypi Lima, 17, que presta Enem como treineiro, e sua irmã mais velha, Anny Lima, 18, candidata pela terceira vez Imagem: Leonardo Martins/UOL

Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

12/11/2017 11h22

Uma das principais mudanças anunciadas pelo Inep, neste ano, a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em dois domingo distintos (dia 5 e 12 de novembro) recebeu críticas da estudante Anny Lima, 18: "Só piorou a ansiedade". 

Cerca de 6,7 milhões de candidatos fizeram as provas hoje.

Ao lado de seu irmão, Fylypi Lima, 17, que presta Enem como treineiro, Anny disse o nervosismo duplicou na semana entre os dois dias de prova. Segundo ela, se ainda fosse em apenas um fim de semana, a carga emocional seria bem menor. 

"Eu prefiro muito mais dois dias seguidos porque, pensa, você faz a prova no sábado e a outra no domingo e pronto, já tira toda a ansiedade de uma vez. Essa semana foi muito tensa e só me deixou mais ansiosa", afirmou a estudante, que quer fazer engenharia química na USP (Universidade de São Paulo).

Durante a semana a dupla de irmãos disse ter revisado algumas fórmulas de matemática e não corrigiram o gabarito para não prejudicar o desempenho no segundo dia de prova. 

"Só usei a semana para memorizar algumas fórmulas importantes e não corrigi o gabarito. Eu não corrijo pra não afetar o resultado do segundo dia. Se você for ver, afeta tanto pro bem quanto pro mal, se você tiver ido bem pode relaxar e se tiver ido mal fica desmotivado. Eu deixo pra corrigir quando chega o gabarito oficial", diz Anny. 

Fylypi, que ano que vem pretende fazer engenharia mecatrônica também na USP, disse ter seguido os passos da Irma mais velha. "Eu estou aqui mais para sentir o clima do Enem e também por isso não corrigi minha prova do primeiro dia, mas passei a semana revisando algumas fórmulas com a minha irmã."

    Como foi o primeiro dia:

    Gabaritos e resultados

    O gabarito oficial desta edição do Enem será divulgado pelo Inep até o dia 16 de novembro.

    A previsão é de que o resultado oficial, com as notas individuais de cada candidato, seja divulgado em 19 de janeiro de 2018.

    Veja as regras de segurança que você vai ter que seguir no Enem

    UOL Notícias