Topo

Falsos atrasados e falta de documentos tumultuam fechamento de portões no Enem

Suposto candidato do Enem tenta pular a grande de campus da Uninove, em São Paulo - Leonardo Martins/UOL
Suposto candidato do Enem tenta pular a grande de campus da Uninove, em São Paulo Imagem: Leonardo Martins/UOL

Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

12/11/2017 13h48

Falsos atrasados, dispostos a pagar mico para "virar meme", e alunos que esqueceram documentos e tiveram que sair do local da prova foram os principais personagens do fechamento dos portões da unidade da Barra Funda da Uninove, na zona oeste de São Paulo, no segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Como na semana passada, quando um grupo se reuniu para assistir aos “atrasados do Enem”, cerca de 70 pessoas ficaram como expectadores da desgraça alheia.

Às 13h, quando os portões foram fechados, supostos inscritos tentaram pular o portão da universidade. Um deles disse dois nomes diferentes: Mateus e João. O comprovante, no entanto, provava que, se a inscrição era verdadeira, o local certamente não era: sua prova deveria ser feita na Unicsul do Jardim Anália Franco, na zona leste. Outro suposto "atrasado" não quis mostrar o comprovante de inscrição. Os dois foram recebidos por gritos de "uh, virou meme". Outros que tentaram entrar depois de o portão ter sido fechado sumiram do local.

Cerca de 6,7 milhões de candidatos devem fazer as provas hoje. Os portões abriram às 12h e vão fechar pontualmente às 13h, sempre pelo horário de Brasília. 

Leia também:

Como foi o primeiro dia:

Sem RG e sem prova

Lucas de Souza, 17, que pretende cursar enfermagem, chegou às 11h50 ao prédio da Uninove. Quando já estava na universidade, percebeu que havia esquecido o RG --um documento de identidade é exigência fundamental para a execução da prova. Morador do Rio Pequeno (zona oeste), ele pediu a um cunhado que trouxesse, de moto, o carteira. "Fiquei esperando dentro da faculdade. Deu 13h, ele não chegou e aí me expulsaram", disse.

Bianca Moraes, 16, chegou às 12h, esqueceu o documento e não pode fazer o Enem - Leonardo Martins/UOL - Leonardo Martins/UOL
Bianca Moraes, 16, chegou às 12h, esqueceu o documento e não pode fazer o Enem
Imagem: Leonardo Martins/UOL

Outra estudante, Bianca Moraes, 16, chegou às 12h e também esqueceu o documento. "Esqueci meu RG, liguei pra minha mãe e ela veio correndo. Já avisei antes o segurança e fiquei dentro da faculdade. Ele disse que eu poderia esperar e tudo bem. Mas aí deu 13h10, minha mãe chegou e eles não deixaram ela me dar o RG para entrar", disse Bianca, que prentende cursar veterinária. "Se ele me dissesse que não poderia e não adiantaria em nada, eu não falaria pra minha mãe trazer."

Bianca foi consolada pela mãe, Cecília Barbosa: "Não chora, filha, você vai conseguir na próxima".

Gabaritos e resultados

O gabarito oficial desta edição do Enem será divulgado pelo Inep até o dia 16 de novembro.

A previsão é de que o resultado oficial, com as notas individuais de cada candidato, seja divulgado em 19 de janeiro de 2018.