Aos 50 anos, ambulante de Maceió tenta Enem desde 2012 e sonha com universidade
A vendedora ambulante Márcia Cristina, 50, cumpre neste domingo (12) mais uma etapa para realizar um sonho. "Quero cursar assistência social, hotelaria ou história. É meu sonho", diz a vendedora, antes de entrar para fazer prova no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada, em Maceió.
Sem filhos e solteira, ela conta que vive da renda das vendas na rua. "Nunca pedi benefícios do governo, vivo do que vendo e estou feliz assim", afirma.
Cerca de 6,7 milhões de candidatos fizeram as provas hoje.
- Ao final da prova, o UOL receberá professores do Curso Objetivo que farão a correção ao vivo de algumas das questões mais difíceis da prova. Acompanhe também no UOL a divulgação do gabarito extraoficial e a correção online comentada das 90 perguntas do primeiro dia do exame. Atenção aos horários
Márcia Cristina faz o Enem desde 2012. "Quase passei naquele ano", garante. "Aí fiz de novo em 2014, mas fiquei no quase de novo", conta.
As duas frustrações fizeram com que optasse por não fazer o exame em 2014 e 2015. "Foi opção mesmo, não estava com vontade", explica.
Para este ano, ela conta que se preparou mais. Estudou, dividindo tempo com a venda de salada de frutas e lanches no bairro do Tabuleiro do Martins, periferia da capital alagoana. "Domingo fiz uma prova boa, gostei da redação. Espero que hoje seja assim. Tenho fé que esse ano vou conseguir", diz.
Como foi o primeiro dia:
- Confira o gabarito extraoficial das provas de humanas e linguagens
- Prova de filosofia foi a maior dificuldade do 1º dia de Enem, dizem professores
- Professores elegem as 5 questões mais difíceis do 1º dia. Consegue resolver?
Gabaritos e resultados
O gabarito oficial desta edição do Enem será divulgado pelo Inep até o dia 16 de novembro.
A previsão é que o resultado oficial, com as notas individuais de cada candidato, seja divulgado em 19 de janeiro de 2018.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.