Topo

Aos 50 anos, ambulante de Maceió tenta Enem desde 2012 e sonha com universidade

A vendedora ambulante Márcia Cristina, 50, que participa do Enem desde 2012 - Carlos Madeiro/UOL
A vendedora ambulante Márcia Cristina, 50, que participa do Enem desde 2012 Imagem: Carlos Madeiro/UOL

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

12/11/2017 12h40

A vendedora ambulante Márcia Cristina, 50, cumpre neste domingo (12) mais uma etapa para realizar um sonho. "Quero cursar assistência social, hotelaria ou história. É meu sonho", diz a vendedora, antes de entrar para fazer prova no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada, em Maceió.

Sem filhos e solteira, ela conta que vive da renda das vendas na rua. "Nunca pedi benefícios do governo, vivo do que vendo e estou feliz assim", afirma.

Cerca de 6,7 milhões de candidatos fizeram as provas hoje.

Márcia Cristina faz o Enem desde 2012. "Quase passei naquele ano", garante. "Aí fiz de novo em 2014, mas fiquei no quase de novo", conta.

As duas frustrações fizeram com que optasse por não fazer o exame em 2014 e 2015. "Foi opção mesmo, não estava com vontade", explica.

Para este ano, ela conta que se preparou mais. Estudou, dividindo tempo com a venda de salada de frutas e lanches no bairro do Tabuleiro do Martins, periferia da capital alagoana. "Domingo fiz uma prova boa, gostei da redação. Espero que hoje seja assim. Tenho fé que esse ano vou conseguir", diz.

Como foi o primeiro dia:

Atrasados, estudantes correm para não perder o Enem em SP

UOL Notícias

Gabaritos e resultados

O gabarito oficial desta edição do Enem será divulgado pelo Inep até o dia 16 de novembro.

A previsão é que o resultado oficial, com as notas individuais de cada candidato, seja divulgado em 19 de janeiro de 2018.