Topo

Pós-graduação EAD foi caminho para técnico ganhar aumento e novo emprego

Cassio Suzuki, 28, analista de canais de distribuição da Medtronic, empresa que desenvolve equipamentos médicos e cirúrgicos, fez curso EAD que ajudou na ascensão na carreira - Fernando Moraes / UOL
Cassio Suzuki, 28, analista de canais de distribuição da Medtronic, empresa que desenvolve equipamentos médicos e cirúrgicos, fez curso EAD que ajudou na ascensão na carreira Imagem: Fernando Moraes / UOL

Colaboração para o UOL

21/12/2018 04h00

Dois saltos em um ano. O técnico de gestão de tecnologia da informação Cassio Suzuki, 28 anos, viu que para ascender profissionalmente precisava investir na carreira. Iniciou um curso de pós-graduação a distância, em abril do ano passado. Em junho deste ano, um mês antes da conclusão, recebeu um aumento de 40%. Não demorou para virem novos frutos. Seis meses depois, trocou de emprego, para assumir um cargo mais estratégico. 

Suzuki trabalhava numa empresa de tecnologia e serviços, como supervisor de suporte desde janeiro de 2016. Ele diz que ganhou mais visibilidade na empresa ao colocar em prática tudo o que aprendeu no curso de pós-graduação de gestão de relacionamento com cliente, realizado no Senac.

"Um pouco antes de concluir o curso, comecei a ter uma nova visão sobre a empresa e a ampliar meus conhecimentos sobre todo o negócio. Por isso, resolvi aplicar os conceitos que aprendi nas aulas, nos projetos e iniciativas que estava participando. Essa ação gerou bons resultados, a direção começou a perceber o meu potencial e eu fui promovido", afirma.

Após ganhar um aumento de cerca de 40%, a ascensão profissional de Suzuki teve um novo salto. Poucos meses depois, recebeu a proposta de uma empresa desenvolvedora de equipamentos médicos e cirúrgicos. Decidiu aceitar, mudou de trabalho e assumiu o cargo de analista de canais de distribuição, em novembro deste ano. A área é novidade no currículo dele, que se sentiu animado com o novo desafio.

Cassio Suzuki, 28, fez curso EAD que ajudou na ascensão na carreira - Fernando Moraes / UOL - Fernando Moraes / UOL
Cassio Suzuki fez um curso de pós-graduação EAD de gestão de relacionamento com cliente.
Imagem: Fernando Moraes / UOL
"Com a crise que o país está enfrentando, é muito difícil conseguir um emprego. Ganhei uma promoção, depois recebi uma proposta para mudar de empresa e de área, saindo da parte operacional para assumir uma posição mais estratégica, que era o meu sonho. Se não fosse pelo aprendizado que tive no curso de pós-graduação, não teria pensado em mudar de área e não teria conquistado esta oportunidade", declara.

Suzuki afirma que o fato de o curso ser a distância foi o que tornou o estudo viável. "Eu trabalhava no help desk [serviço de apoio para suporte e resolução de problemas técnicos] e não tinha um horário muito certo para sair da empresa, então, não poderia assumir um curso com horário para começar e terminar", afirma.

Além disso, a questão financeira contou na decisão. "Os cursos EAD são bem mais em conta e eu estava numa fase financeira um pouco crítica. Vi que teria flexibilidade para fazer o curso no meu tempo livre e conseguiria pagar, não tive dúvidas e resolvi fazer."

O analista já faz planos para o próximo curso EAD que deseja fazer no ano que vem: gestão de negócios. "Agora eu estou atuando numa área mais estratégica e com foco no negócio propriamente dito, por isso acredito que preciso ampliar a minha visão sobre a área de negócios."