Notas do Enem 2018 são divulgadas; veja como consultar
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) liberou nesta sexta-feira (18) para consulta os resultados individuais do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2018. A prova é considerada um dos principais acessos ao ensino superior no país.
Os resultados podem ser consultados pelo aplicativo Enem 2018 ou na página do participante. Consulte aqui a sua nota.
O desempenho do Enem só pode ser consultado individualmente. Para ver o resultado, o candidato precisa usar o CPF e a senha cadastrada na página do participante.
Podem verificar seus resultados os participantes que fizeram o Enem 2018 e que já concluíram o ensino médio. Para os demais, que realizaram a prova como "treineiros", as notas estarão disponíveis em 18 de março. Quem tiver esquecido a senha pode recuperá-la na própria página do participante.
Os candidatos têm acesso às notas que tiraram em cada uma das áreas avaliadas pelo Enem: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação. Alunos com mesmo número de acertos podem ter notas diferentes, já que o Enem utiliza a TRI (Teoria de Resposta ao Item) para correção. Com isso, as questões têm pesos.
O "espelho da redação", que permite que os participantes vejam o texto digitalizado e os critérios usados para correção, será liberado no dia 18 de março.
A redação vale nota mil. Em 2018, foi retirada do edital do Enem uma regra que estabelecia que os textos que desrespeitassem os direitos humanos receberiam, automaticamente, nota zero. Com a mudança, candidatos que eventualmente desrespeitarem os direitos humanos em suas redações poderão perder até 200 pontos.
Onde usar a nota do Enem
Com a nota do Enem, os participantes podem tentar uma vaga no ensino superior e financiamento oferecido pelo MEC (Ministério da Educação).
De 22 a 25 de janeiro, os candidatos podem utilizar a nota para se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, como universidades estaduais e federais.
O resultado do Sisu será divulgado em 28 de janeiro, e o candidato terá do dia 30 ao dia 4 de fevereiro para se matricular. Quem não for selecionado na primeira chamada poderá se inscrever para a lista de espera, do dia 28 de janeiro ao dia 4 de fevereiro.
A nota também é aceita no Prouni (Programa Universidade para Todos), que dá bolsas de até 100% em instituições privadas e receberá inscrições de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. A primeira chamada será divulgada no dia 4 de fevereiro, e a segunda, no dia 18. Caso não seja selecionado nas duas chamadas, o candidato pode se inscrever na lista de espera, entre 7 a 8 de março.
Podem participar do Prouni candidatos que não tenham diploma de ensino superior e atendam a pelo menos uma destas condições: ter cursado todo o ensino médio em escola pública, ou em instituição privada com bolsa, ser pessoa com deficiência ou ser professor da rede pública.
O estudante também poderá se candidatar ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) entre os dias 5 e 12 de fevereiro. Os resultados serão divulgados a partir do dia 18 de fevereiro, e a lista de espera estará aberta do dia 20 de fevereiro a 31 de março.
O Fies funciona como um empréstimo das mensalidades de cursos em faculdades particulares, e o aluno paga a dívida depois de formado.
Cronograma:
Enem
- 18/1 - Resultado para quem já concluiu o ensino médio
- 18/3 - Resultado para treineiros e divulgação do espelho da redação
Sisu
- 22/1 a 25/01 - Inscrições Sisu
- 28/1 - Resultado da 1ª chamada do Sisu
- 30/1 a 4/2 - Matrícula Sisu
- 28/1 a 4/2 - Manifestação de interesse na lista de espera do Sisu
Prouni
- 29/1 a 1/2 - Inscrições Prouni
- 4/2 - Resultado da 1ª chamada do Prouni
- 4/2 a 12/2 - Matrícula 1ª chamada do Prouni
- 18/2 - Resultado 2ª chamada Prouni
- 18/2 a 25/2 - Matrícula 2ª chamada Prouni
- 7/3 a 8/3 - Manifestação de interesse na lista de espera do Prouni
Fies
- 5/2 a 12/2 - Inscrições Fies
- 18/2 - Resultado Fies
- 20/2 a 31/3 - Manifestação de interesse na lista de espera do Fies
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.