Inep alerta: qualquer som emitido por celular causará eliminação no Enem
O presidente substituto do Inep, Camilo Mussi, reforçou o alerta de que, conforme descrito no edital deste ano, qualquer som emitido por aparelhos eletrônicos durante a realização do Enem causará a eliminação do candidato.
Em entrevista publicada pelo site da rádio "Jovem Pan", Mussi disse que a nova recomendação já foi adotada durante o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em agosto e causou eliminações.
"É a primeira vez que o simples toque do celular, mesmo no saco plástico, já elimina o candidato. Se ele deixar o celular desligado, dentro do saco, mas o alarme tocar: isso o elimina da prova. Já tivemos essa experiência do Encceja, em agosto, e tivemos eliminações por causa disso", disse.
O edital do exame de 2018 do Enem já dava margem a eliminações no caso descrito por Mussi ao dizer que, antes de ingressar na sala de provas, o candidato precisava desligar o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos.
Porém, no edital deste ano, uma nova cláusula foi adicionada, deixando expresso que haverá eliminação do candidato nesta situação. "Se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado do Exame", diz o texto do edital.
O Enem 2019 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.