Topo

MEC divulga locais da prova do Enem 2019; saiba como ver o seu

Divulgação
Imagem: Divulgação

Giorgia Cavicchioli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Informações estão disponíveis no portal e no aplicativo do Enem
  • Provas acontecem nos dias 3 e 10 de novembro
  • É importante não deixar para acessar informação na véspera do exame

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou os locais de prova para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Os candidatos podem acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição pela Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem, disponível para download nas plataformas Apple Store e Google Play.

Com o Cartão de Confirmação da Inscrição, os estudantes podem ver seu número de inscrição e o local de prova (com endereço e número de sala). O exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro de 2019, dois domingos consecutivos. Há 5 milhões de inscritos para o exame.

A prova começa às 13h30. Porém, o Inep recomenda que os participantes cheguem ao local da prova uma hora antes. A abertura dos portões está programada para o meio-dia. O fechamento das portas irá ocorrer às 13h. Depois disso, ninguém mais conseguirá entrar para fazer o exame.

Ainda com ajuda do cartão, o participante poderá ter acesso à opção de língua estrangeira feita durante a inscrição e o tipo de atendimento específico e/ou especializado com recursos de acessibilidade. No último caso, só serão aceitas as solicitações que foram feitas previamente e que foram aprovadas.

O Inep também recomenda que os candidatos levem o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso nos dois dias de prova. Além disso, o instituto pede para que os estudantes não deixem para acessar o documento somente na véspera da prova.

Aplicativo do Enem

O dispositivo é gratuito e oferece acesso a informações do Enem.

O usuário tem acesso, por exemplo, ao cronograma do exame, mural de avisos, edital, vídeo do edital em língua brasileira de sinais (Libras), notícias, o programa Hora do Enem, da TV Escola, entre outras informações. O local de prova também estará disponível no aplicativo.

Após as provas, o participante poderá consultar no aplicativo o gabarito e o resultado final, conforme cronograma de divulgação.

O Enem 2019 será realizado em 1.727 municípios brasileiros. Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada, que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil.