Topo

Esse conteúdo é antigo

Saiba como acessar seu local de prova do Enem 2020

Enem 2020 teve que ser adiado em função da pandemia da covid-19 e também será aplicado de forma digital - ADAILTON DAMASCENO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Enem 2020 teve que ser adiado em função da pandemia da covid-19 e também será aplicado de forma digital Imagem: ADAILTON DAMASCENO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

05/01/2021 09h53Atualizada em 08/01/2021 19h57

Os estudantes inscritos no Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição a partir de hoje, pela Página do Participante. O cartão contém o número de inscrição, data e local onde a prova deve ser realizada.

A edição do Enem 2020 conta com 5.783.357 inscrições confirmadas e está prevista para ocorrer nos dias 17 e 24 de janeiro deste ano, na versão impressa. Já a versão digital será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

A recomendação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) aos estudantes é que o cartão seja levado nos dias de aplicação de prova, apesar de não ser obrigatório. O documento traz registros sobre atendimento especializado e tratamento pelo nome social dos estudantes.

Login único

Para ter acesso ao cartão de confirmação, os candidatos devem se cadastrar obrigatoriamente no portal do Governo Federal, no endereço eletrônico acesso.gov.br. Por meio dele será possível criar um login e senha únicos para ter os dados da inscrição. O cadastro é necessário apenas uma vez para que todos os serviços sejam liberados para os participantes.

O procedimento pelo site do governo federal acompanha a unificação dos serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado com o Plano de Transformação Digital que tem sido implementado.

Reaplicação e resultado

O Enem é realizado desde 1998 para avaliar o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura da prova conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas do conhecimento, que inclui linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Neste ano, os resultados serão emitidos a partir do dia 29 de março, após a reaplicação da prova nos dias 24 e 25 de fevereiro para as pessoas que podem ter sido afetadas por problemas de estrutura.

Durante a prova será obrigatório o uso de máscaras e os estudantes que estiverem com covid-19 ou outras doenças poderão participar da reaplicação do exame.

O pedido da reaplicação deve ser feito pela Página do Participante antes do Enem ser aplicado. Candidatos que apresentarem sintomas nas vésperas ou no dia da prova não devem comparecer presencialmente para fazer o Enem.