Topo

Enem 2020: Por que demoram para sair o gabarito e os resultados?

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Guilherme Botacini

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/01/2021 04h00

É comum que a ansiedade tome conta dos candidatos antes, durante e depois dos exames escolares e vestibulares. A apreensão pela divulgação dos gabaritos e resultados pode aprofundar essa sensação.

No Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o gabarito oficial leva até três dias úteis após a aplicação das últimas provas, ou seja, até o dia 27 de janeiro. O UOL fez, em parceria com o Objetivo, a correção extraoficial do exame.

Os resultados com as notas dos candidatos em cada uma das provas estão programados para sair apenas no dia 29 de março.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo Enem, o gabarito não sai na hora porque o órgão precisa conferir se os cadernos de prova estão correspondentes à versão consolidada e produzida na gráfica.

Com cerca de 6 milhões de inscritos, o processo para recolher as provas, digitalizar os cartões-respostas e computar os dados envolve uma operação complexa e que ocorre simultaneamente em todo o país.

A correção das provas é um pouco mais complicada. Embora as provas objetivas sejam avaliadas pela leitura óptica do cartão de respostas, a correção da redação leva mais tempo, e o Enem divulga os resultados completos, de todas as provas, ao mesmo tempo.

A redação é avaliada por dois corretores diferentes, que atribuem uma nota de 0 a 200 para cada competência.

Se houver uma diferença de mais de 100 pontos entre as notas totais atribuídas pelos dois corretores, ou acima de 80 pontos para alguma das competências, um terceiro corretor avaliará a redação.

É importante o candidato lembrar que a nota final de cada prova não é a simples soma de acertos. O Enem usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia que atribui pesos diferentes às questões da prova. Por isso, é preciso esperar o resultado para saber quais foram suas notas finais.

Os resultados serão divulgados no portal do Inep. Para quem presta a prova como treineiro, a espera é maior: as notas só são divulgadas 60 dias depois dos resultados de quem já terminou o ensino médio.

Datas importantes

  • Segundo dia de provas: 24 de janeiro
  • Divulgação do gabarito: até 27 de janeiro
  • Divulgação dos resultados: 29 de março.

Enem 2020; veja fotos