Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministro da Educação diz que Enem deve ocorrer em outubro ou novembro

Ministro da Educação diz que Enem deve ocorrer em outubro ou novembro -                                 NE10
Ministro da Educação diz que Enem deve ocorrer em outubro ou novembro Imagem: NE10

Colaboração para o UOL

14/05/2021 13h39Atualizada em 14/05/2021 14h11

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que a edição deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não será suspensa e deve ser realizada entre outubro e novembro deste ano. Ribeiro disse que o Enem 2021 será realizado "com toda certeza".

"Eu que lutei para ter no meio de uma luta grande, a pandemia, esse ano. Imagina se não iríamos fazer? Esse é o de 2021. O que tivemos em janeiro, fevereiro, uma parte é o de 2020 que foi adiado. Agora, o de 2021 terá sim com toda certeza.", afirmou ele durante inauguração de uma escola em Blumenau, Santa Catarina.

Ontem, membros do CNE (Conselho Nacional de Educação) disseram que, durante reunião, o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Danilo Dupas Ribeiro, afirmou que o Enem 2021 seria realizado apenas em 2022. Segundo o ministro, a discussão foi apenas uma "conversa de bastidores".

"Aquilo que eventualmente foi publicado faz parte daquelas conversas de bastidores. Foi um documento em que se discutia. Está tudo previsto.", acrescentou o ministro. "Tudo indica que para outubro ou novembro. A data vai ser verificada de acordo com o andamento da pandemia.", concluiu.

Em nota, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) afirmou que o órgão tem orçamento e está "engajado" para a realização da prova, mas não garantiu a aplicação do exame.

"O Inep reafirma que está concluindo o processo de planejamento e elaboração do cronograma de aplicação do Enem 2021 e engajado para que as provas sejam realizadas ainda neste ano", disse o Inep, completando que precisa seguir "todos os requisitos sanitários e garantir uma aplicação segura a todos os envolvidos".